Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria30 junho 2024

Anorexia nervosa em adolescentes: saiba mais sobre características e tratamento

Esta semana divulgamos o artigo sobre anorexia nervosa em adolescentes publicado na revista Educação e Saúde: Fundamentos e Desafios em 2022. 

No artigo desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Anorexia nervosa em adolescentes: características, diagnóstico e tratamento”, publicado na revista Educação e Saúde: Fundamentos e Desafios, da UNIPTAN, em 2022.  

Aqui você consegue acessar o artigo na revista! Ou baixar o PDF completo, na íntegra, gratuitamente.

Adolescente com anorexia nervosa rejeitando comida.

O que apresenta o artigo 

Esse artigo aborda a anorexia nervosa, considerada um transtorno alimentar, tendo relação com a recusa de alimentos, decorrente de uma percepção pessoal alterada das formas do corpo e do peso, o que leva o indivíduo a acreditar que, ao comer, ocorre o ganho excessivo de gordura. O trabalho visou compreender e atualizar os conhecimentos na esfera da anorexia nervosa partindo dos sintomas mais frequentes, das formas de diagnóstico e métodos de tratamento, levando em conta o público adolescente.  

Os esforços implicados nessa pesquisa voltaram-se para uma revisão narrativa da literatura em que dez pesquisas foram escolhidas para a síntese das informações. De acordo com os achados, o sintoma mais frequente da patologia é a recusa dos alimentos, insatisfação com a imagem corporal e o emagrecimento abrupto. 

O diagnóstico ocorre via Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria. Já em relação aos tratamentos, os mais citados foram o acompanhamento psicanalítico e os tratamentos psicológicos.

Durante a execução desse trabalho, verificou-se que a anorexia nervosa é um transtorno alimentar fortemente presente no grupo dos adolescentes e que existem formas e métodos de tratamentos efetivos para reverter o quadro. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o apoio da família são as principais ferramentas na ajuda dos quadros de anorexia.  

Autores: 

Arthur Hemétrio Andrade Pereira
Graduando do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN 

Fernanda Carvalho Nogueira
Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN 

Daniel Alexandre Gouvêa Gomes
Professor do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo