Logotipo Afya
Anúncio
Oftalmologia3 fevereiro 2023

Ambliopia: o que sabemos sobre os tratamentos atuais?

Uma revisão publicada em 2020 avaliou os atuais tratamentos para ambliopia, a oclusão obteve a maior eficácia dentre os testados.

Por Juliana Rosa

A ambliopia é uma desordem do neurodesenvolvimento que constitui o maior desafio do tratamento da visão na infância. A prevalência de ambliopia está estimada em 1-5% em diferentes estudos, podendo levar à redução na visão permanente se não for tratada de maneira adequada. Baseado nas evidências atuais, ela é causada principalmente por erros refrativos não corrigidos, estrabismo, catarata e ptose.   

É muito importante que seja instituído o melhor tratamento durante o período crítico para evitar a perda futura. Mais de dez regimes terapêuticos foram usados para o tratamento da ambliopia baseados na teoria da estimulação visual. Dentre eles, o patch convencional continua sendo usado com bons resultados e segurança. O uso do patch depende de impressão clínica, treinamento e observações do oftalmologista.  

Saiba mais: Existe associação entre ambliopia e status nutricional em crianças?

Além disso, a oclusão pode impactar as questões psicosociais e a qualidade de vida da família. Métodos como a penalização farmacológica e a abordagem binocular usando software de realidade virtual não são amplamente aceitos e usados, apesar de alguns estudos terem mostrado que a eficácia não é menor que da oclusão. 

Uma revisão publicada em 2020 avaliou a eficácia das intervenções atuais. A atropina foi fracamente associada a um efeito de melhora da acuidade visual quando comparada com a penalização óptica. Comparando a melhora da acuidade visual, a penalização óptica foi pior que óculos, 2h de oclusão, 6h de oclusão,12h de oclusão, 2h de oclusão + atividades de perto, 2h de oclusão + atividades de longe, atropina diariamente, atropina semanalmente, atropina semanalmente + óculos plano, terapia binocular.  

Quando comparado com óculos, apenas a oclusão 6h e a oclusão 2h + atividades de perto mostraram melhor eficácia. A oclusão 2h com atividades de perto tem a maior probabilidade de ser k melhor tratamento em relação a melhora da acuidade visual. 

Os resultados mostraram que a atropina semanalmente tem pior eficácia que a atropina semanal combinada a óculos planos, mas que é melhor que a penalização óptica. O ranking de eficácia foi: oclusão 2 horas com atividades de perto > atropina semanal com óculos plano > oclusão 6h > oclusão 2h com atividades longe > oclusão 12h > oclusão 2h > atropina semanalmente > atropina diariamente > terapia binocular > óculos > penalização óptica.  

Em outra metanálise, não houve diferença entre a oclusão full time ou parcial. Shotton et al concluiram anteriormente que os óculos somente já são benéficos para a ambliopia unilateral.  Outro tratamento estudado é a levodopa mas não foi incluída nessa revisão.  

Veja também: Retinoblastoma: o que precisamos saber sobre a avaliação oftalmológica em crianças com menos de 5 anos?

A acunpuntura tradicional chinesa poderia ser um tratamento potencial para ambliopia por regular neurotransmissores e fatores neurotróficos no sistema visual e promover expressão de genes relacionados a plasticidade visual. Como são poucos os estudos utilizando acupuntura e apenas a ambliopia por anisometropia foi incluída nesses estudos, ela foi excluída da revisão. Diferenças na eficácia clínica entre os tratamentos podem existor, mas não podem ser de fato confirmados pelos dados disponíveis. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo