AAP 2024: Concussão cerebral - o papel do exame físico visual-vestibular
As crianças costumam sofrer concussão por meio de várias atividades, especialmente em esportes e atividades recreativas, sendo uma importante causa de procura aos serviços de urgência e emergência. Para elucidar os principais pontos deste tema, durante o encontro anual da Academia Americana de Pediatria (AAP 2024), a Dra. Christina Master falou sobre como o exame físico visual-vestibular pode ser uma ferramenta chave no manejo de pacientes com concussão cerebral na infância.
Ela apresentou dados epidemiológicos sobre os mecanismos pelos quais os pacientes sofrem a concussão, seguem:
- A maioria das lesões estão relacionadas ao esporte: Em crianças com mais de cinco anos, uma parte significativa das lesões esportivas são concussões, totalizando cerca de 65%. Isso pode acontecer em esportes de contato como futebol e basquete, onde colisões são comuns
- Lesões não relacionadas a esportes: Cerca de 30% das concussões em crianças ocorrem devido a atividades não relacionadas à prática de esportes. Sendo em geral, por quedas, acidentes de bicicleta, lesões em parques infantis ou ser atingido por um objeto.
- Distribuição etária: A ocorrência de concussões tende a ser maior em crianças de 9 a 11 anos em comparação com crianças mais novas.
- Cerca de 49% das crianças com concussões se apresentaram ao departamento de emergência para avaliação.
- Uma parte significativa (74%) apresentava déficits visuais-vestibulares, que podem impactar o equilíbrio e a coordenação, problemas comuns após uma concussão.
- Crianças de 9 a 11 anos são mais propensas (72%) a mostrar déficits visuais-vestibulares em comparação com aquelas de 5 a 8 anos (55%).
Relembre os principais sinais e sintomas de concussão em pediatria
Cognitivos
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade de lembrar
- Confusão/Agitação
- Sonolência
Físicos
- Dor de cabeça/pressão na cabeça
- Náusea/vômito
- Alteração do equilíbrio
- Tontura
- Fadiga/Sonolência
- Sensibilidade à luz/sons
- Dificuldade para adormecer/manter o sono
- Dormindo mais/menos do que o habitual
Emocionais
- Mudanças de humor
- Sintomas de estresse pós-traumático
O exame físico visual-vestibular foi o centro da discussão desta aula, na qual a Dra. Master os principais aspectos que devem ser avaliados nos pacientes, são eles:
Exame Visual-Vestibular
Visão, avaliando:
- Convergência (anormal se 6 cm ou mais);
- Acomodação (relacionada à idade; podendo utilizar a fórmula de Hofstetter)
Vestibular-Oculomotor
- Movimentos oculares suave
- Sacadas (20 repetições): Consiste no deslocamento super rápido, brusco e preciso ocular;
- Reflexo vestíbulo-ocular (20 repetições)
Vestibular-Equilíbrio
- Caminhada em tandem complexa
- 5 passos, 4 condições:
- Olhos abertos/fechados, para frente/para trás
Detalhes de como realizar esse exame físico foi disponibilizado através do link do youtube do The Children ‘s Hospital of Philadelphia, acesse através do link.
Qual o tratamento da concussão aguda? Quando retornar às atividades habituais?
Esse paciente deve ser avaliado com muita cautela. Após um breve período de repouso durante a fase aguda (24–48 horas) após a lesão, os pacientes podem ser orientados a se tornarem gradualmente e progressivamente mais ativos, sem exageros e respeitando as potenciais limitações, executando atividades de baixa intensidade como caminhadas.
Mudanças que você pode desejar fazer na prática
- Saiba como utilizar o exame visual-vestibular para qualquer criança suspeita de ter sofrido uma concussão;
- Tente implementar o gerenciamento ativo da concussão, reconhecendo alterações no seu exame físico e orientando corretamente sobre o retorno às atividades habituais da criança;
- Apesar de muitas das concussões estarem relacionadas aos esportes, os benefícios de realizar as atividades físicas superam esses riscos.
Confira a cobertura completa do AAP 2024!
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