A sacarose oral é comumente usada para o alívio da dor em neonatos durante procedimentos dolorosos. Até o momento, existem poucos dados sobre o efeito do leite materno (LM) no alívio da dor em recém-nascidos (RNs) prematuros.
Na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, pesquisadores do Children’s Hospital de Michigan apresentaram um estudo comparando leite materno com sacarose 24% em RNs prematuros, os métodos e resultados são descritos abaixo.
Métodos
Estudo randomizado, simples-cego, de não inferioridade para testar a hipótese de que o leite materno não é inferior a sacarose 24% para o alívio da dor durante o procedimento de coleta de sangue por punção automática do calcanhar. Os neonatos nascidos entre 30 semanas e 36 semanas e 6 dias de idade gestacional foram incluídos no estudo nos primeiros 30 dias de nascimento. Após obter o consentimento dos pais, os bebês foram aleatoriamente designados para receber 0,5 ml de sacarose a 24% ou 2 ml de LM ordenhado por meio de seringa, dois minutos antes da punção do calcanhar. Dois investigadores independentes avaliaram a dor usando o sistema de pontuação do Premature Infant Pain Profile-Revised (PIPP-R) no início do procedimento, durante o procedimento, 30, 60, 90 e 120 segundos após a conclusão do procedimento.
O resultado primário deste estudo foi comparar as pontuações do PIPP-R durante o procedimento entre os dois grupos. Os desfechos secundários do estudo incluíram a comparação dos escores de dor em 30, 60, 90 e 120 segundos após o procedimento.
Resultados
Coorte (n = 88) teve uma idade gestacional média (DP) de 33 (1,6) semanas, peso ao nascer de 1909 (530) gramas; 50 (57%) eram do sexo masculino e 64 (73%) eram afro-americanos. As pontuações do PIPP-R durante o procedimento variaram de 5-12 nos dois grupos com uma pontuação média de 8,3 (1,3). Os escores do PIPP-R em 30 e 60 segundos após o procedimento variaram de 0-6 e 0-5 com uma média de 4,14 (0,98) e 1,27 (1,88) em 30 e 60 segundos, respectivamente. Todos os bebês atingiram sua linha de base 90 segundos após o procedimento. A margem de inferioridade definida de 2 para a diferença entre os grupos não foi cruzada. A estimativa de regressão no nível 75% para pontuações PIPP-R em 60 segundos após o procedimento foram significativamente maiores no grupo sacarose em comparação com o grupo do leite materno. A interação grupo-tempo na regressão linear de efeitos mistos foi estatisticamente significativa 60 segundos após o procedimento, sugerindo um declínio mais rápido nos escores PIPP-R no grupo de leite materno em comparação com a sacarose.
(o gráfico abaixo apresentado nesse estudo compara os dois grupos)
Conclusão
O leite materno não é inferior à sacarose a 24% no fornecimento de analgesia durante a punção do calcanhar em recém-nascidos prematuros e pode ser uma alternativa mais segura à sacarose.
Autora
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.