No dia 17 de novembro, comemoramos o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida por um dos fundadores da European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI), o senhor Jürgen Popp, que perdeu seus trigêmeos prematuros e, após, tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008.
A partir de então, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, com o intuito de alertar, prevenir e conscientizar a família sobre o nascimento antecipado. Trazendo consequências como atraso no desenvolvimento, doenças pulmonares crônicas, déficit motor, dentre outras.
Prematuridade
No Brasil, em 2014, foi criada a ONG Prematuridade.com , com o intuito de ajudar pais, familiares e amigos desses recém-nascidos.
A cor escolhida para o Novembro Roxo simboliza sensibilidade e individualidade, duas características muito presentes em bebês prematuros. E o roxo também significa transmutação, a capacidade de mudar para melhor.
Neste ano, a campanha foca na separação zero, para manter pais e bebês juntos durante a internação hospitalar, com a mãe permanecendo em tempo integral para contato contínuo com seu filho e o pai tendo acesso livre ao local onde o bebê está internado.
Leia mais: Novembro roxo: Dia Mundial da Prematuridade
O tema é de extrema relevância: no mundo todo, 1 a cada 10 recém-nascidos são prematuros, e esse número tende aumentar, aumentando também as chances de atraso de desenvolvimento, déficits motores, autismo e doenças cardiovasculares e respiratórias.
Dessa forma, conscientizar a população dos riscos do parto prematuro, seus direitos e deveres é de extrema importância.
Referências bibliográficas:
- LOPES, J. “Novembro Roxo alerta sobre os índices de prematuridade e consequências do nascimento antes da hora”. 2021. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/novembro-roxo-alerta-sobre-os-indices-de-prematuridade-e-consequencias-do-nascimento-antes-da-hora/ Acesso em: 15/11/2021
- PREMATURIDADE.COM. “Dia Mundial da Prematuridade”. 2021. Disponível em: https://prematuridade.com/prematuridade-dia/index.php/sobre-a-data Acesso em: 15/11/2021
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.