Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia25 março 2019

Novo fármaco para reduzir sonolência diurna da apneia do sono e narcolepsia é aprovado

O fármaco, que é um inibidor da recaptação de dopamina e norepinefrina de dupla ação, foi aprovado a partir dos resultados do ensaio clínico TONES.

Por Vanessa Thees

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Na última quarta-feira (20), a U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulação de medicamentos, aprovou o uso de solriamfetol (Sunosi™) para o tratamento da sonolência diurna (hipersonia) em adultos consequente da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) ou narcolepsia.

sonolência diurna

Tratamento da sonolência diurna

O fármaco, que é um inibidor da recaptação de dopamina e norepinefrina de dupla ação, foi aprovado a partir dos resultados do ensaio clínico de fase III “Treatment of Obstructive sleep apnea and Narcolepsy Excessive Sleepiness” (TONES), que incluiu quatro estudos randomizados controlados com mais de 900 adultos, que demonstraram a superioridade do solriamfetol em relação ao placebo. Os efeitos persistiram após seis meses de tratamento.

As reações adversas mais comuns (incidência ≥ 5%) foram:

  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Diminuição do apetite
  • Ansiedade

Dose

Segundo informações divulgadas pela farmacêutica, o solriamfetol deve ser utilizado uma vez ao dia com doses de 75 mg e 150 mg para pacientes com narcolepsia e doses de 37,5 mg, 75 mg e 150 mg para pacientes com apneia do sono.

Tratamento da sonolência diurna no Brasil

No Brasil, ainda não há previsão para a comercialização do solriamfetol para tratamento da sonolência diurna. A conduta terapêutica do médico nesses casos deve seguir de acordo com a condição de base, por exemplo: CPAP para pacientes que sofrem com apneia do sono ou tratamento adequado para pressão atípica ou para distúrbios do ciclo sono-vigília, entre outros.

O tratamento ambulatorial pode ser feito modafilina ou amordafilina. Saiba mais sobre a prescrição para hipersonia no Whitebook!

Referências:

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo