Logotipo Afya
Anúncio
Otorrinolaringologia17 março 2017

Apneia obstrutiva do sono: 5 pontos da nova diretriz que você deve saber

Para ajudar o médico no diagnóstico da SAOS, a American Academy of Sleep Medicine publicou suas novas diretrizes. Veja 6 keypoints!

Por Vanessa Thees

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é definida pela presença de cinco ou mais eventos respiratórios por hora quando associados a outros sintomas ou por 15 ou mais eventos/hora sem sintomas. Para ajudar o médico no diagnóstico da SAOS, a American Academy of Sleep Medicine publicou suas novas diretrizes. Veja 6 keypoints que você não pode deixar de saber!

As recomendações do guideline são:

1) Recomenda-se que ferramentas clínicas, questionários e algoritmos de previsão não sejam usados ​​para diagnosticar SAOS em adultos, na ausência de polissonografia ou teste domiciliar do sono. (Grau: FORTE)

2) Recomenda-se que a polissonografia ou o teste domiciliar do sono com um dispositivo tecnicamente adequado seja utilizado para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono em pacientes adultos não complicados com sinais e sintomas que indiquem um risco aumentado de SAOS moderada a grave. (Grau: FORTE)

3) Recomenda-se que, se um único teste domiciliar de apneia em casa for negativo, inconclusivo ou tecnicamente inadequado, a polissonografia seja realizada para o diagnóstico. (Grau: FORTE)

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

4) Recomenda-se que a polissonografia, ao invés do teste domiciliar, seja usada para o diagnóstico em pacientes com doença cardiorrespiratória significativa, potencial fraqueza muscular respiratória devido à condição neuromuscular, hipoventilação desperta ou suspeita de hipoventilação relacionada ao sono, uso crônico de opioides, história de AVC ou insônia crônica. (Grau: FORTE)

5) Quando o polissonograma inicial for negativo e a suspeita clínica de SAOS permanecer, sugere-se que um segundo polissonograma seja considerado. (Grau: FRACO)

Boas Práticas!

Os testes diagnósticos para SAOS devem ser realizados em conjunto com uma avaliação completa do sono e acompanhamento adequado. Polissonografia é o teste padrão para diagnóstico da SAOS em pacientes adultos com suspeita, baseado em uma avaliação detalhada do sono.


Referências:

  • Kapur VK, Auckley DH, Chowdhuri S, Kuhlmann DC, Mehra R, Ramar K, Harrod CG. Clinical practice guideline for diagnostic testing for adult obstructive sleep apnea: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2017;13(3):479–504.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Otorrinolaringologia