Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia18 outubro 2019

Viscossuplementação: saiba mais sobre esse procedimento

Viscossuplementação é a aplicação intra-articular de ácido hialurônico para tratamento da osteoartrose. Pode ser realizada em qualquer articulação sinovial.

Por João Hollanda

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A viscossuplementação consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico para o tratamento da osteoartrose. Pode ser realizada em qualquer articulação sinovial. Quando realizada em articulações superficiais, como o joelho, pode ser feita sem o auxilio de exames de imagens. Mas em articulações profundas, principalmente no caso do quadril, é recomendável a utilização de exames como a ultrassonografia que garanta que a medicação esteja sendo aplicada diretamente dentro da articulação.

O que é o ácido hialurônico?

Produzido naturalmente pelas células da membrana sinovial, o ácido hialurônico faz parte da composição normal do líquido sinovial, tendo a função de lubrificar as articulações e permitindo seu movimento suave e indolor. Além disso, contribui para a nutrição das células da cartilagem. Pacientes com artrose ou outros processos inflamatórios da articulação, porém, produzem o líquido sinovial com menor concentração de ácido hialurônico, o que prejudica suas propriedades viscoelásticas.

SAIBA MAIS: Coxartrose: quando indicar a viscossuplementação?

Indicação da viscossuplementação

A viscossuplementação é indicada em pacientes com artrose leve ou moderada. Promove melhora da dor com pico de ação entre a quarta e a décima segunda semana, mas os efeitos podem perdurar por mais de um ano. Pacientes com artrose de característica mecânica, que é quando a dor piora ao caminhar e ao fazer atividades físicas e que melhora com o repouso, tendem a ter melhor resultado. Pacientes com derrame articular significativo, dor que piora com o repouso e artrose avançada tendem a ter pior resultado. Nestes casos, a viscossuplementação eventualmente pode ser feita juntamente com a infiltração de corticoesteroides.

LEIA TAMBÉM: Osteoartrite: uso racional dos métodos de imagem

Qual a diferença entre os produtos para a viscossuplementação?

Existem diversos produtos para viscossuplementação disponível no mercado. Basicamente, os produtos variam quanto à matéria-prima e ao peso molecular.

VEJA TAMBÉM: A osteoartrite está associada com maior risco de mortalidade?

Quanto a matéria-prima podem ser de origem aviária ou não aviária. Em relação ao peso molecular, produtos de maior peso molecular tendem a ter melhores propriedades viscoelásticas, enquanto produtos de menor peso molecular possuem maior penetração no tecido cartilaginoso e melhor efeito para a nutrição da cartilagem.

Referências bibliográficas:

  • Hollanda J. https://ortopedistadojoelho.com.br/infiltracao-do-joelho-2/” Consultado em 30 de Novembro de 2019
  • Bannuru RR, Natov NS, Dasi UR, et al. Therapeutic trajectory following intra-articular hyaluronic acid injection in knee osteoarthritis–meta-analysis. Osteoarthritis Cartilage. 2011;19(6):611–619.
  • de Campos GC, de Sousa EB, Hamdan PC, et al. BRAZILIAN CONSENSUS STATEMENT ON VISCOSUPPLEMENTATION OF THE KNEE (COBRAVI). Acta Ortop Bras. 2019;27(4):230–236. doi:10.1590/1413-785220192704218616
  • Levy DM, Petersen KA, Scalley Vaught M, et al. Injections for Knee Osteoarthritis: Corticosteroids, Viscosupplementation, Platelet-Rich Plasma, and Autologous Stem Cells. 2018;34(5):1730–1743.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo