Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia1 julho 2025

Resultados da artroscopia para o impacto femoroacetabular

Estudo revela que a artroscopia para impacto femoroacetabular melhora dor e função em longo prazo. Confira os achados.

A síndrome do impacto femoroacetabular (IFA) é definida por alterações anatômicas na cabeça femoral ou borda acetabular levando à dor no quadril. O impacto articular leva à degeneração, à perda da qualidade de vida e à evolução para osteoartrose com necessidade de artroplastia em casos avançados. A fisioterapia e modificação de estilo de vida são consideradas primeira linha para a síndrome do IFA.  

Quando o tratamento conservador falha, a cirurgia artroscópica para a síndrome do IFA tem se tornado cada vez mais popular, apresentando resultados clínicos promissores no tratamento de patologias ósseas e de tecidos moles principalmente em follow up de curto e médio prazo. Quanto aos estudos de longo prazo de acompanhamento ainda há limitação de dados na literatura. 

Diante disso, foi publicado recentemente na revista “Archives of Orthopaedic and Trauma Surgery” um estudo com o objetivo de avaliar os resultados do tratamento artroscópico para a síndrome do IFA com um período de acompanhamento de mais de dez anos. 

femoroacetabular

METODOLOGIA 

Foram pesquisadas as bases de dados PubMed, Embase e Web of Science até agosto de 2024, tendo sido incluídos pacientes com síndrome do impacto femoroacetabular tratados de forma artroscópica em que foram avaliados resultados funcionais e de satisfação, além de complicações e período mínimo de 10 anos de follow up. 

Os seguintes dados foram extraídos no início do estudo: autor, ano da publicação e periódico, duração do acompanhamento, número de pacientes com média de idade relacionada e índice de massa corporal (IMC). Dados referentes aos seguintes resultados foram coletados no início do estudo e no fim do follow up: escala visual analógica (EVA), Harris Hip Score modificado (mHHS), Hip Outcome Score – Atividades da Vida Diária (HOS-ADL) e Hip Outcome Score modificado – Subescala Específica do Esporte (HOS-SSS). 

RESULTADOS 

Dos 1.245 artigos identificados, 7 foram incluídos após rigorosa triagem. A avaliação do risco de viés com a ferramenta ROBINS-I revelou um risco grave ou moderado de viés devido a fatores de confusão, embora a qualidade metodológica geral tenha sido aceitável. Dados de 478 pacientes mostraram melhoras significativas nos resultados nas escalas avaliadas com um acompanhamento médio de aproximadamente 130 meses, porém 32% dos pacientes necessitaram de ATQ em 10 anos. 

MENSAGEM PRÁTICA 

É importante lembrar que, pelos bons resultados obtidos, enquanto não há degeneração articular, a realização da artroscopia para tratamento do impacto femoroacetabular pode gerar resultados de melhora de qualidade de vida e função dos pacientes, além de impedir uma evolução mais precoce para o processo de osteoartrose.  

Veja também: Reparo labral ou debridamento no tratamento do impacto femoroacetabular?

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia