Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia11 fevereiro 2025

Qual é a prevalência global da síndrome do túnel do carpo

Estudo avaliou sistematicamente a prevalência global da síndrome do túnel do carpo (STC) podendo ajudar a identificar tendências emergentes

A síndrome do túnel do carpo (STC) é extremamente prevalente na população mundial e tem associação multifatorial com idade, gênero, gravidez, atividades de trabalho, alterações hormonais (incluindo diabetes e hipotireoidismo) e doenças musculoesqueléticas e inflamatórias. O tratamento inicial pode ser conservador com fisioterapia, imobilização e até infiltração adiando a cirurgia em casos selecionados. Devido à frequência na população, a patologia é uma das principais responsáveis por afastamento do trabalho causando prejuízo econômico e ao sistema de saúde. 

Os estudos existentes acabam tendo resultados de epidemiologia muito variáveis dependendo do país ou região onde foi realizado. Diante disso, foi publicado recentemente na revista Musculoskeletal Care um estudo com o objetivo de avaliar sistematicamente a prevalência global de STC podendo ajudar a identificar tendências emergentes, promover a equidade da saúde e fornecer uma base para políticas de saúde baseadas em evidências que possam melhorar a saúde da população e o bem-estar. 

Leia mais: Síndrome do túnel do carpo: exercícios de reabilitação ou imobilização?

túnel do carpo

Metodologia

O estudo foi uma revisão sistemática baseada em estudos a partir de janeiro de 2012 com todas as faixas etárias de pacientes. Os estudos selecionados foram transversais, retrospectivos e prospectivos escritos em inglês coletados nas bases de dados Medline, CINAHL, AMED, Web of Science e Scopus. Foram excluídos os artigos de revisão, estudos publicados antes de 2012, artigos impressos, resumos, editoriais, diretrizes e recomendações, bem como estudos em outras línguas que não a inglesa. 

Resultados

A pesquisa encontrou 548 artigos inicialmente, 103 registros duplicados foram eliminados e apenas 31 desses documentos foram considerados relevantes para a inclusão na revisão. As estimativas de prevalência foram provenientes de 15 países diferentes, incluindo os Estados Unidos (n = 8), Arábia Saudita (n = 5), Etiópia (n = 3), Turquia (n = 2), Irã (n = 2) e Brasil (n = 2), entre outros. China, França, Alemanha, Índia, Kuwait, Reino Unido, Coréia, Holanda e Suécia contribuíram com 1 estudo cada.  

No total, os estudos incluídos analisaram 5.311.785 indivíduos, revelando uma prevalência de STC que variam de 0,003 a 0,743. A meta-análise de efeitos aleatórios produziu uma estimativa geral de prevalência de 0,144, com uma confiança de 95% intervalo (IC) de 0,067-0,282, com base em 30 estudos. 

Veja também: Podcast #129: Série doenças da mão – Síndrome do Túnel do Carpo

Conclusão

O estudo corroborou a alta prevalência da síndrome do túnel do carpo na população global. É importante nesse contexto frisar a necessidade de otimizar os sistemas de saúde no tratamento dessa patologia e gerar o mínimo de sofrimento ao paciente e menor tempo afastado de suas atividades habituais. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia