Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia28 junho 2023

Quais são os resultados da artrodese lunocapitato para lesão SLAC do punho?

O tratamento foi eficaz para lesões SLAC do punho, sendo comparável aos resultados da artrodese de 4 cantos.

A lesão SLAC (scapholunate advanced collapse) do punho é resultado de um mau-alinhamento articular entre escafoide, semilunar e rádio. As alterações biomecânicas  geram mudanças artríticas progressivas no punho, levando à dor e redução de arco de movimento. O tratamento conservador nesses casos é extremamente limitado e os procedimentos cirúrgicos indicados são: carpectomia proximal, artrodese 4 cantos, artrodese lunocapitato, artrodese total de punho ou artroplastia de punho. 

Falando especificamente da artrodese lunocapitato, foi originalmente descrita em 1966 com as primeiras séries apresentando taxas de pseudoartrose de cerca de 50%. Ultimamente com a troca do material de síntese de fios de Kirschner para parafusos canulados de compressão, os resultados têm sido melhores e seguem em evolução. 

Saiba mais: Artrodeses de punho têm resultado satisfatório para CMC no tratamento de artroses?

Quais são os resultados da artrodese lunocapitato para lesão SLAC do punho?

Quais são os resultados da artrodese lunocapitato para lesão SLAC do punho?

Novo estudo 

Foi publicado no último mês na revista Hand um estudo com o objetivo de validar ainda mais a eficácia da artrodese lunocapitato para o tratamento do punho SLAC e avaliar a eficácia de fixação com parafuso único usando uma técnica retrógrada.  

Métodos 

Foram incluídos 31 pacientes (33 punhos) acima de 18 anos com lesões SLAC operados com artrodese lunocapitato com parafuso único retrógrado em um hospital americano entre 2010 e 2019. Os desfechos primários estudados incluíram tempo para fusão, taxa de consolidação, arco de movimento e recuperação da força de preensão e pinça. 

Resultados 

Foram relatados 33 casos (sete mulheres), idade média de 58,4 anos (variação: 41-85), com punho SLAC que sofreram tal intervenção. A taxa de consolidação foi de 94% e o tempo médio de fusão foi de 90 dias. O arco de movimento ativo final do punho foi de 38° de dorsiflexão, 35° de volarflexão, 17° de desvio radial, 17° de desvio ulnar, 82° de pronação e 83° de supinação (média: 450,8 dias).  

As forças finais de preensão e pinça recuperadas foram de 75% de preensão bruta, 84% de pinça lateral e 75% de pinça de precisão (média: 379,0 dias) em comparação com o lado contralateral. O escore DASH pós-operatório médio foi de 27 (média: 1203,9 dias). Duas pseudoartroses foram observadas. Ocorreram duas complicações de material de síntese: um parafuso sintomático e um parafuso com fratura por fadiga. 

Leia também: Debridamento aberto ou artroscópico para artrite séptica de punho?

Conclusão e mensagem prática 

O tratamento instituído foi um procedimento de resgate eficaz para lesões SLAC do punho. É um procedimento menos desgastante, requer tempo de operação mais curto e produz amplitude de movimento e recuperação de força de preensão e pinça comparável àquela da artrodese de 4 cantos. Além disso, a viabilidade da fixação com parafuso único pode reduzir os custos operacionais relacionados ao material de síntese sem comprometer as taxas de união. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia