Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia8 junho 2022

Qual o resultado a longo prazo da osteotomia de encurtamento da ulna?

A osteotomia de encurtamento da ulna é um método de tratamento estabelecido para o tratamento de pacientes com síndrome do impacto ulnar.

A osteotomia de encurtamento da ulna é um método de tratamento estabelecido para o tratamento de pacientes com síndrome do impacto ulnar. Estudos prévios demonstraram bons resultados baseados em radiografias e exames clínicos, porém são poucos os trabalhos que avaliam resultados baseados em questionários de satisfação e qualidade de vida respondidos pelos pacientes.

Leia também: Fixação de 1 ou 2 ossos do antebraço nas fraturas pediátricas diafisárias de rádio e ulna?

Um trabalho com follow-up de 6 meses demonstrou bons resultados de função e dor com o questionário PRWHE (Patient-Rated Wrist and Hand Evaluation) respondido por 106 pacientes após osteotomia de encurtamento da ulna, entretanto são ainda mais escassos dados sobre esses resultados a longo prazo. Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open um estudo com o objetivo principal de investigar tais resultados com um follow-up maior. Os objetivos secundários foram avaliar a satisfação com o procedimento, complicações e necessidades de novas cirurgias.

Quais são os resultados a longo prazo da osteotomia de encurtamento da ulna?

O estudo

Foi desenvolvido um estudo de coorte prospectivo com 106 pacientes de alguns hospitais holandeses operados entre 2011 e 2017. Todas as osteotomias foram obliquas, realizadas no nível da diáfise distal e feitas à mão livre ou com dispositivo de corte externo de acordo com a preferência do cirurgião e tiveram como indicação impacto ulnar. A média de encurtamento foi de 4 mm e foi baseada na variação ulnar pré-operatória. A ulna foi fixada com placa de compressão e parafusos ou com um sistema específico para ulna.

Idade, sexo, tipo de trabalho, duração dos sintomas, lado do tratamento, dominância da mão e tabagismo no momento da cirurgia foram registrados rotineiramente. Os prontuários foram revisados para coletar dados sobre o tratamento da lesão inicial, variáveis ​​operatórias, ocorrência de complicações e tratamento posterior. Os pacientes também receberam a versão em holandês do PRWHE para avaliar os resultados cirúrgicos.

Resultados a longo prazo estavam disponíveis em 66 pacientes (74%) após um seguimento médio tardio de seis anos (DP=1). A pontuação total média do PRWHE melhorou de 63 antes da cirurgia para 19 no seguimento tardio (diferença nas médias (Δ) 44; intervalo de confiança de 95% (IC) 39 a 50; p = < 0,001). Entre o seguimento de 12 meses e o tardio, a pontuação total do PRWHE também melhorou (Δ 12; IC 95% 6 a 18; p = < 0,001).

Saiba mais: Manutenção in situ ou transposição anterior do nervo ulnar no tratamento cirúrgico das fraturas bicolunares do terço distal do úmero?

No seguimento tardio, 14/66 dos pacientes (21%) relataram um escore total PRWHE de zero, enquanto este foi de 3/51 pacientes (6%) em 12 meses (p = 0,039). Ao todo, 58/66 pacientes (88%) seriam submetidos ao mesmo tratamento novamente em circunstâncias semelhantes. O tratamento subsequente (total n = 66; cirúrgico n = 57) para complicações ou sintomas recorrentes foi realizado em 50/66 pacientes (76%). O tipo de reoperação mais prevalente foi a remoção do hardware em 42/66 (64%), e a pseudoartrose ocorreu em 8/66 (12%).

Na prática

A osteotomia de encurtamento da ulna melhorou a dor relatada pelo paciente e a função inclusive no longo prazo. Embora os níveis de satisfação sejam geralmente altos, reoperações como remoção de hardware são comuns. Além disso, também é importante lembrar que para casos de ulna plus de menos de 4 mm, o procedimento de wafer artroscópico também é uma boa opção para esses pacientes, também com bons resultados e baixa taxa de complicações.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia