Em comparação ao aumento das cirurgias ortopédicas, pouco ainda se discute a respeito dos materiais para fechamento da ferida cirúrgica. As técnicas mais difundidas incluem o fechamento com fios de nylon, o uso dos grampos cirúrgicos e o uso de fios absorvíveis. Esse apresenta a vantagem de dispersar a remoção do material no pós-operatório, enquanto aquele propicia economia na duração dos procedimentos.
Um estudo comparando o uso destas três técnicas foi publicado em julho de 2022 na revista científica The Journal of Foot & Ankle Surgery e apresenta a hipótese de não haver diferença nos resultados clínicos entre elas no fechamento de feridas cirúrgicas de pé e tornozelo.
Métodos
Trata-se de um estudo prospectivo randomizado que analisou 124 pacientes divididos aleatoriamente em três grupos: fechamento com sutura não absorvível, sutura absorvível e grampos metálicos.
Foi registrada a pontuação em dois escores específicos para avaliação de feridas (Escala de Avaliação de Feridas Hollander e escala ASEPSIS) assim como a escalas para avaliação de dor e satisfação. As avaliações foram realizadas nas primeiras trocas de curativos, na remoção da sutura e seis semanas após a cirurgia. O tempo de fechamento e comprimento da incisão foram registrados.
Resultados
Não foram detectadas diferenças significativas para as pontuações dos escores das escalas ASEPSIS e da Hollander Wound Evaluation Scale. Houve maior dor após seis semanas no grupo de sutura não absorvível. O tempo de fechamento com grampos foi significativamente menor do que nos outros grupos (13s/cm). Independentemente do material de fechamento da ferida, sexo masculino e obesidade parecem estar associados a um maior risco de ocorrência de complicações da ferida cirúrgica.
Mensagem prática
Os três materiais de sutura comparados mostraram semelhança com relação à frequência de complicações da ferida assim, além da técnica de fechamento tradicional, grampos e suturas absorvíveis devem ser consideradas no repertório de materiais de sutura utilizados em cirurgia do pé e tornozelo.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.