Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia14 novembro 2024

Congresso Anual SBOT 2024: Confira a cobertura do primeiro dia

Primeiro dia do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia trouxe discussões sobre fratura diafisária e lesões traumáticas no esporte.  

A edição 56º do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que é o maior da América Latina, foi realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro e reuniu ortopedistas das mais diversas subespecialidades. O evento é momento para discussão de temas importantes e exposição de novas técnicas e condutas para resolução de casos difíceis.  

Em seu primeiro dia, tivemos nos primeiros horários da manhã a sessão de temas livres, geralmente apresentadas por ortopedistas jovens que têm a oportunidade de demonstrar os resultados dos seus trabalhos científicos. A seguir, foi a vez dos mais experientes debaterem na sessão “Aprendendo com os mestres – Casos desafiadores”.

Leia mais: Congresso anual SBOT 2024: Confira a cobertura do segundo dia

Na sessão de trauma, foi abordado um caso de uma fratura diafisária de fêmur com 3 meses de evolução por internação prolongada em CTI após TCE. A discussão foi pautada no consenso da necessidade da resolução precoce desse tipo de fratura em pacientes no CTI contribuindo para um melhor prognóstico para o paciente. 

Após isso, no Fórum de Defesa Profissional foram abordados temas que não estão nos livros, mas que muito nos interessam na prática. Foi falado sobre a importância do diálogo com os planos de saúde e o entendimento de quando há abuso das operadoras com relação ao nosso trabalho. A questão da verticalização e pacotização dos serviços médicos foi discutida, assim como qual deve ser nossa conduta frente às glosas abusivas.  

Veja também: Congresso Anual SBOT 2024: Confira a cobertura do terceiro dia

Na parte da tarde, tive a oportunidade de acompanhar a sessão de lesões traumáticas no esporte no membro superior abordando dedo em martelo, lesões ligamentares da mão e punho e as fraturas do escafóide. As particularidades de cada lesão e relação com a prática de cada esporte foram expostas como os esportes com bola para o dedo em martelo e o esqui para a lesão de Stener, assim como as formas mais indicadas de tratamento para cada caso.

Autoria

Foto de Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁  Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁  Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia