Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia17 maio 2024

Artrose e a atividade física em pacientes com baixa massa muscular 

A atividade física como fator influenciador na ocorrência de osteoartrose é motivo de controvérsias em estudos ao longo da história.

Com as discussões dos últimos anos acredita-se que atividades que requerem uma grande sobrecarga na articulação como a corrida levaria a uma chance maior de desenvolvimento de artrose comparada à natação, por exemplo. Além disso, sugere-se que quanto maior a massa muscular adjacente à articulação do joelho, maior seria a absorção da carga extra-articulação, servindo como fator protetor na atividade física. 

Nesse contexto, foi publicado no último mês no Journal of the American Medical Association – JAMA um estudo com o objetivo de investigar a associação de sustentação de peso e atividade física recreativa sem levantamento de peso com risco de osteoartrite incidente e se essa associação é mediada pela massa muscular dos membros inferiores. 

Artrose e a atividade física em pacientes com baixa massa muscular 

O estudo 

O estudo de coorte usou dados de um estudo anterior (Rotterdam Study) entre 1996 e 2009 que compreendia indivíduos de 45 anos ou mais de uma cidade holandesa sem diagnóstico de osteoartrose de joelho na linha de base. Todos os indivíduos foram avaliados quanto ao tipo de atividades físicas que realizavam, separando as com carga das sem carga. O desfecho primário pesquisado foi incidência de artrose de joelho na radiografia e o desfecho secundário foi artrose sintomática do joelho. 

Um total de 5.003 indivíduos (2.804 mulheres [56,0%]; idade média [DP], 64,5 [7,9] anos) foram incluídos. A taxa de incidência de artrose do joelho foi de 8,4% (793 de 9.483 joelhos) para uma média (DP) de acompanhamento de 6,33 (2,46) anos. Maior atividade de sustentação de peso foi associada ao aumento probabilidade de ocorrência de osteoartrite do joelho (odds ratio [OR], 1,22; IC 95%, 1,10-1,35; P < 0,001), mas atividade sem carga não (OR, 1,04; IC 95%, 0,95-1,15; P = 0,37).  

Leia também: Há tendência de aumento de artroplastias do quadril em pacientes mais idosos?

Na análise estratificada pelos tercis do índice de massa muscular do membro inferior, a associação entre atividade de sustentação de peso e osteoartrite incidente foi encontrada apenas entre 431 pacientes no tercil mais baixo de massa muscular (OR, 1,53; IC 95%, 1,15-2,04; P = 0,003), mas não entre pacientes no tercil médio ou alto. 

Conclusão: atividade física e baixa massa muscular

Os resultados do estudo sugerem que a atividade de sustentação de peso é associada à osteoartrite incidente do joelho em pessoas com baixos níveis de massa muscular dos membros inferiores, o que pode ser um caminho promissor para aconselhamento personalizado sobre atividade física. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo