Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia28 janeiro 2022

Artroplastia total de quadril por acesso anterior em pacientes obesos mórbidos

A osteoartrite de quadril é muito prevalente em pacientes obesos e a artroplastia total de quadril é o tratamento de escolha para pacientes sintomáticos.

A obesidade é uma das condições de saúde que mais afeta a expectativa e qualidade de vida dos pacientes obesos. Após anos de discussão, a obesidade hoje é considerada uma doença crônica e associada com inúmeras outras doenças como a osteoartrite. A obesidade grave cresceu bastante nos últimos anos, elevando os gastos com saúde. A definição de obesidade mórbida é de indivíduos com IMC maior ou igual a 40 ou maior ou igual a 35 sofrendo de alguma comorbidade grave relacionada. 

A osteoartrite de quadril é muito prevalente em indivíduos obesos e a artroplastia total de quadril (ATQ) é o tratamento de escolha para pacientes sintomáticos, embora associada nesses casos a maior chance de infecção superficial e profunda, perda sanguínea e revisão cirúrgica. O acesso anterior minimamente invasivo tem ganhado popularidade entre os cirurgiões nos últimos anos, entretanto, seus resultados quanto a complicações em relação aos outros acessos permanecem controversos. A cirurgia de ATQ é extremamente desafiadora em pacientes obesos, não havendo consenso na sua eficácia e segurança nos pacientes obesos mórbidos.

Saiba mais: Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos

pacientes obesos

Estudo 

Foi publicado esse mês na revista Bone and Joint Open um estudo retrospectivo com o objetivo de determinar se, em pacientes obesos, o acesso anterior é seguro e eficaz quanto ao posicionamento dos componentes, dificuldade cirúrgica, taxa de complicações e desfechos clínicos em relação a pacientes não obesos. Foram selecionados 86 pacientes com IMC maior ou igual a 40 (grupo A) e 172 pacientes com IMC menor que 30 (grupo B) submetidos a ATQ por acesso anterior. Todos os pacientes foram operados pelo mesmo cirurgião em um Hospital de Atenas e eram maiores de 18 anos, com follow-up mínimo de dois anos. 

Não foram observadas diferenças significativas na perda de sangue, complicações intra e pós-operatórias ou posição do implante entre os dois grupos. A taxa de infecção superficial da ferida foi maior no grupo obeso (8,1%) em comparação ao grupo não obeso (1,2%) (p = 0,007) e o risco relativo de reoperação foi de 2,59 (IC 95% 0,68 a 9,91). Além disso, uma infecção articular periprotética foi relatada no grupo obeso. O tempo de set-up na mesa cirúrgica e o tempo médio de operação foram maiores em pacientes obesos mórbidos. Os resultados funcionais e as medidas de resultados relacionados ao paciente foram superiores no grupo obeso (aumento médio de Harris Hip Score foi de 52,19 (DP 5,95) vs 45,1 (DP 4,42); p <0,001) e houve aumento médio do escore da Ferramenta Internacional de Resultado do Quadril (iHOT-12) foi de 56,8 (DP 8,88) versus 55,2 (DP 5,85); p = 0,041).

Leia também: Revisão sistemática avalia melhor tratamento da osteoartrite dos joelhos e quadris

Conclusão

O estudo apresenta como limitações o fato de ser retrospectivo e todas as cirurgias terem sido realizadas pelo mesmo cirurgião, o que pode ter gerado um viés por ser um profissional extremamente experiente e acostumado a esse tipo de abordagem nesse tipo de paciente. Observou-se que a ATQ por via anterior em pacientes obesos mórbidos está associada ao aumento de infecçōes de pele superficiais e risco de reoperação apesar de apresentar resultados funcionais satisfatórios. Estudos prospectivos randomizados poderão deixar mais claro se o acesso anterior ou a obesidade individualmente seria fator para aumento da taxa de complicações.

Referências bibliográficas:

  • Argyrou C, Tzefronis D, Sarantis M, Kateros K, Poultsides L, Macheras GA. Total hip arthroplasty through the direct anterior approach in morbidly obese patients. Bone Jt Open. 2022 Jan;3(1):4-11. doi: 10.1302/2633-1462.31.BJO-2021-0166.R1. PMID: 34985307. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia