Vários tratamentos não cirúrgicos foram implementados para reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores de osteoartrite. Dentre esses tratamentos, a injeção intra-articular de ácido hialurônico tem demonstrado eficácia e segurança em pacientes com osteoartrite de joelho.
Um ensaio clínico prospectivo foi publicado na revista científica The Journal of Foot and Ankle Surgery com o objetivo de avaliar a eficácia e as complicações da injeção de hialuronato na articulação do tornozelo utilizando vários sistemas de pontuação clínica.
Ouça também: Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]
Características do estudo
O estudo incluiu 37 pacientes com osteoartrite unilateral do tornozelo (grau 2 ou 3 de acordo com a classificação de Takakura) que não responderam ao tratamento farmacológico prévio. Três injeções semanais de hialuronato (2 mL de Hyruan Plus) foram administradas na articulação do tornozelo. A eficácia da injeção intra-articular de hialuronato foi avaliada em um seguimento médio de 13,8 meses (variação de 6-33).
As pontuações da Escala de Osteoartrite do Tornozelo para dor e incapacidade, pontuações do escore da American Orthopedic Foot and Ankle Society para tornozelo-retropé e a escala visual analógica para dor melhoraram significativamente no acompanhamento final em comparação com os dados coletados antes da injeção intra-articular de hialuronato (p ≤ 0,05 ). Quando os pacientes foram dicotomizados de acordo com idade, sexo, índice de massa corporal, duração dos sintomas e classificação de Takakura, todos esses fatores não foram relacionados aos desfechos clínicos.
Saiba mais: Que sapatos são melhores para osteoartrite?
Conclusão sobre injeção de hialuronato na osteoartrite do tornozelo
Este estudo sugere que 3 injeções intra-articulares semanais de hialuronato podem ser realizadas com segurança para reduzir a dor e melhorar a função sem complicações graves em pacientes com osteoartrite de tornozelo de grau inicial ou intermediário. Apesar dos resultados encontrados, estudos maiores são necessários para esclarecer os efeitos da injeção de hialuronato e identificar os pacientes que podem se beneficiar mais com este tipo de tratamento.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.