Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia21 novembro 2025

A artroplastia total do joelho pode “esquecer” a prótese como no quadril?

Estudo mostrou que alinhamento cinemático aliado a implantes específicos melhora resultados da artroplastia total do joelho
Por Rafael Erthal

A artroplastia total do joelho (ATJ) é uma cirurgia cada vez mais comum, mas que ainda envolve um considerável índice de insatisfação nos pacientes submetidos ao procedimento. Uma das maneiras de se comparar a função após uma prótese de joelho envolve a avaliação do índice de esquecimento após artroplastias “Forgotten Joint Score” (FJS), o que sugere que o resultado entregou ao paciente uma articulação mais natural ao ponto de permitir que ele esqueça que possui uma prótese durante suas atividades diárias.  

Historicamente, os escores relatados por pacientes submetidos à ATJ ficam abaixo dos relatados por aqueles submetidos à artroplastia total do quadril (ATQ). No entanto, um estudo recente sugere que o uso de uma abordagem cirúrgica mais personalizada em combinação ao uso de implantes próprios para esta estratégia podem mudar estes resultados.  

Um estudo em questão foi realizado na Universidade da Califórnia e publicado em 2025 na revista científica “Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy.  O objetivo da investigação foi calcular o “Forgotten Joint Score” (FJS) e o o Oxford Knee Score (OKS)nesta coorte. 

Veja também: Qual a incidência de artroplastia total de joelho pós-artroscopia na osteoartrose?

Entendendo as técnicas de alinhamento na ATJ 

Recentemente novas estratégias e técnicas vem sendo realizadas com o objetivo de melhorar os resultados e índices de satisfação. Ao executar os cortes e equilibrar os espaços ligamentares, duas técnicas principais se destacam, a técnica de alinhamento mecânico, que executa cortes ósseos padronizados garantindo o alinhamento o joelho protético de modo neutro e espaços ligamentares simétricos em flexão e extensão, e o alinhamento cinemático que tenta restituir padrões de alinhamento e equilíbrio mais próximos ao do joelho nativo dos pacientes aceitando alinhamento final em varo ou valgo e um balanço em flexão mais frouxo, especialmente no compartimento lateral.  

A técnica de alinhamento cinemático ao permitir variações na angulação do corte femoral para atingir o alinhamento ósseo desejado pode afetar o alinhamento patelofemoral ao utilizar implantes que são tradicionalmente utilizados para a técnica clássica de alinhamento mecânico. Assim o surgimento de implantes com desenhos do sulco troclear modificados pode ser interessante para o uso nesta técnica.  

artroplastia total de joelho

Sobre o estudo  

A pesquisa incluiu 127 pacientes submetidos a ATJ utilizando alinhamento cinemático e um implante com sulco troclear com alinhamento de 20 e não com próteses comuns que possuem alinhamento do sulco troclear com 6 graus de valgo.  

Entendendo a influência do desenho do componente protético  

Pesquisas anteriores sugerem que o uso do alinhamento cinemático pode melhorar os resultados do FJS, mas o mesmo grupo também demonstrou que o uso de implantes tradicionais (com tróclea em 6° de valgo) pode resultar em uma linha de tração do quadríceps desviada lateralmente em relação ao sulco da prótese em mais de 50% dos pacientes operados com a técnica de alinhamento cinemático.  

Com o surgimento em 2021 de uma prótese com alinhamento troclear com 20 graus de valgo foi formulada a hipótese de que seu uso aliado à técnica de alinhamento cinemático manteria a linha de força do quadríceps medializada ou centralizada em relação ao sulco protético, promovendo um tracking patelar mais fisiológico e, consequentemente, uma melhor sensação articular e assim melhorando o FJS. 

Resultados 

Após a adoção dos critérios de exclusão, 117 pacientes foram avaliados surante um período de dois anos.  

  • O FJS médio nessa coorte foi de 75 pontos, superando tanto o limiar de sucesso da ATQ (70 pontos) quanto a norma populacional para joelhos (67 pontos). 
  • O Oxford Knee Score (OKS), que mede a função, também foi excelente, com média de 43 pontos. Notavelmente, 70% dos pacientes alcançaram uma classificação “excelente” e 25%, “boa”. 

O que esses achados significam para a prática ortopédica? 

Essa pesquisa, liderada por Stephen M. Howell um dos maiores pesquisadores que estudam o alinhamento cinemático, sugere que a combinação de princípios cirúrgicos do alinhamento cinemático com um implante desenhado para otimizar essa técnica pode melhorar os resultados da ATJ trazendo a função para um novo patamar. A conclusão é que, dois anos após a cirurgia, há 65% de chance de o paciente relatar uma sensação de joelho tão natural quanto a relatada por portadores de próteses de quadril. 

A mensagem final é promissora: com a técnica e o componente adequados, é possível oferecer aos pacientes uma artroplastia que não apenas alivia a dor, mas que permita que esqueçam da prótese e vivam plenamente. 

Autoria

Foto de Rafael Erthal

Rafael Erthal

Conteudista do Afya Whitebook desde 2017 ⦁  Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo INTO ⦁  Especialista em cirurgia de joelho ⦁  Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia