Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns que acometem geralmente as mulheres na faixa etária entre 40 e 65 anos. De acordo com a estatística GLOBOCAN 2018, estima-se que a neoplasia mamária seja a segunda maior causa de mortalidade entre as pacientes (11,6%), ficando atrás somente do câncer de pulmão (18,4%). Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, a previsão para 2018 é de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados, o que representa o risco estimado de 56,33 incidentes para cada 100 mil mulheres.
Mortalidade do câncer de mama
Além de bastante comum, a doença é uma das que mais fazem vítimas fatais. Segundo relatório do Ministério da Saúde, cuja atualização mais recente data de 2016, o total de 16.254 pessoas morreram em decorrência do câncer de mama, deste contingente 16.069 eram mulheres e 185 homens.
Diagnóstico precoce
Apesar da agressividade, o câncer de mama tem alta probabilidade de cura quando detectado nos estágios iniciais. A chance de reversão da neoplasia mamária é de 95% para o diagnóstico precoce, porém se diagnosticado tardiamente a taxa cai para 50%. Por isso é de extrema importância que, ao surgirem os primeiros sintomas, o paciente procure um médico e realize os exames necessários.
Leia mais: Câncer de mama metastático: Anvisa aprova novo medicamento
Apesar de não ser considerado um exame preventivo, a forma mais simples de identificar algum nódulo é por meio de autoexame, no qual a mulher apalpa o próprio seio em busca de alguma alteração. Todavia, é recomendado que o médico oriente a paciente a realizar exames como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A mamografia costuma ser o primeiro teste solicitado quando há suspeita ou presença de nódulo mamário palpável.
Outubro Rosa
A fim de conscientizar sobre a importância dos exames preventivos e o diagnóstico precoce da doença, foi criada nos anos 90 a campanha Outubro Rosa. O Governo Brasileiro passou a adotar o Outubro Rosa oficialmente a partir de 2002, e a partir de 2011 o câncer de colo de útero também foi integrado à campanha.
Fatores de risco
A neoplasia mamária pode atingir mulheres, e em alguns casos homens, de qualquer idade. Entretanto, estudos epidemiológicos identificaram alguns perfis que estão ligados a um maior risco de desenvolvimento da doença. Há vários tipos de fatores que podem provocar o câncer de mama, entre eles estão:
Fatores endócrinos
- Menarca precoce (primeira menstruação menor que 12 anos);
- Contraceptivos orais (apesar de alguns estudos serem controversos)
- Menopausa tardia (depois dos 55)
- Terapia de reposição hormonal por tempo prolongado
- Gravidez após os 30 anos
Fatores sociais
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Obesidade
- Sedentarismo
Fatores hereditários ou genéticos
- Histórico de câncer de mama na família
- Câncer de ovário
- Predisposição genética
- Presença de mutação nos genes, principalmente nos BRCA1 e BRCA2
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. Freddie Bray et al. Wiley Online Library, 12 September 2018.
- http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/fatores_de_risco_1
- https://whitebook.pebmed.com.br/conteudo/medicina-interna?gclid=EAIaIQobChMI6Krj7aH63QIVxQSRCh2b0A_AEAAYASAAEgLjUPD_BwE
- http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.