Logotipo Afya
Anúncio
Oncologia2 junho 2024

Estudo avalia teste de urina para identificar câncer de próstata de alto risco

Pesquisadores desenvolveram nova versão do MyProstateScore (MPS) para verificação de risco em casos de câncer de próstata.

Segundo câncer mais comum em homens, atrás do de pele, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata normalmente é rastreado analisando alteração no exame de sangue (PSA) ou através de toque retal e confirmado através de biópsia. Contudo, artigo publicado no JAMA Oncology relata o desenvolvimento de um teste de urina que poderia evitar a realização de biópsias desnecessárias. 

Partindo do princípio de que, embora seguras, biópsias podem ser dolorosas, gerar efeitos adversos e em muitos casos servem apenas para identificar cânceres de próstata de crescimento lento para os quais seria mais benéfico o monitoramento do que o tratamento imediato, os responsáveis pelo estudo focaram no melhoramento de teste de urina já existente (MyProstateScore – MPS) para diferenciação de gravidade em resultados positivos para câncer de próstata. 

Desenvolvimento do teste de urina 

Através da análise de sequenciamento de RNA de 58.724 genes, o estudo identificou 54 marcadores genéticos. Após mais análises realizadas em 761 pacientes, 17 desses marcadores, ligados a cânceres de alto risco, foram selecionados. Assim, adicionalmente a fatores clínicos, foi modelado um novo teste com objetivo de identificar câncer de próstata de alto risco. 

Leia também: Ansiedade e depressão em oncologia: saiba como chegar ao diagnóstico e tratar 

O novo teste foi então validado em um painel com 743 pacientes que haviam passado por biópsia por estarem com PSA elevado. Os pesquisadores compararam os resultados obtidos com outros instrumentos, PSA, Prostate Cancer Prevention Trial Risk Calculator, Prostate Health Index, e outros modelos de análise de marcadores genéticos. 

Resultados 

O teste de urina apontou que 20% dos pacientes tinham câncer de próstata de alto risco com uma precisão de 97%. De acordo com os dados apresentados no estudo, o método sem desenvolvido teve uma performance melhor na avaliação de cânceres de alto risco.  

Para o Dr. Jeffrey Tosoian, um dos autores principais do artigo “o novo teste foi capaz de descartar a presença de câncer de próstata significativo com notável precisão. Isso permite que pacientes evitem testes invasivos e onerosos.” 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo