Logotipo Afya
Anúncio
Oncologia30 janeiro 2020

Café pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama?

Mais de uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa de acordo com estudo espanhol prospectivo.

Por Gilberto Amorim

Mais de uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa de acordo com estudo espanhol prospectivo.

xícara jogando grãos de café na mesa

Café e câncer de mama

Características do estudo:

  • Coorte prospectiva (N=10,812) de mulheres sem diagnóstico de câncer de mama no registro;
  • Consumo de café foi obtido através de um questionário sobre o consumo de 136 alimentos.

Principais resultados:

  • Seguimento 115,802 pessoas-anos, 11.8 anos de seguimento;
  • >1 xícara/dia (vs ≤1) foi associada a uma redução de 56% no risco de CM em mulheres na pós-menopausa, HR, 0.44 (95% CI, 0.21-0.92; ajustada para história familiar, tabagismo, atividade física e ingesta de álcool;
  • >1 xícara/dia (vs ≤1) não foi associada à redução do risco em mulheres pré-menopausa. HR, 1.69 (95% CI, 0.96-2.96).

Limitações: estudo observacional, estudos controlados são necessários e mais detalhes sobre o diagnóstico do câncer, os diferentes tipos de café consumidos, etc.

Leia mais: Produtos químicos para cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama?

Conclusões

Os possíveis benefícios do café não podem ser atribuídos exclusivamente à cafeína, já que alguns estudos com café descafeinado podem indicar redução de risco também. O café é composto por várias substâncias como: diterpenes (lipídeos), ácidos fenólicos, melanoidinas, N-methylpyridinium, acrilamida, trigonelina, kahweol e cafestol, com concentrações variadas conforme o tipo de café, método de preparação, método de torra.

Ácidos clorogênicos existentes no café regulam o estresse oxidativo e condições de estresse inflamatório tendo com isso o potencial de prevenir o aparecimento de tumores. Alguns desses compostos como os polifenóis tem potencial efeito antitumoral e antimetastático, promovendo a a apoptose das células tumorais através da via PI3K-Akt.

Mais do autor: SABCS 2019: tucatinibe pode ser uma nova opção para o câncer de mama?

Não está claro o motivo dos efeitos diferentes em pacientes que menstruam e que já pararam de menstruar, ainda temos muito trabalho pela frente.

Está na hora de um cafezinho?

Referência bibliográfica:

  • Sánchez-Quesada C, Romanos-Nanclares A, Navarro AM, Gea A, Cervantes S, Martínez-González MÁ, Toledo E. Coffee consumption and breast cancer risk in the SUN project. Eur J Nutr. 2020 Jan 18 [Epub ahead of print]. doi: 10.1007/s00394-020-02180-w. PMID: 31955220

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia