A American Society of Clinical Oncology e Cancer Care Ontario publicaram suas novas recomendações para braquiterapia para câncer de próstata. Veja os principais pontos:
– Para pacientes com câncer de próstata de baixo risco que necessitem ou optarem pelo tratamento ativo, a braquiterapia de baixa taxa de dose (LDR) sozinha, feixe de radiação externa (EBRT) sozinha e/ou prostatectomia radical devem ser oferecidas a indivíduos elegíveis.
– Para pacientes de risco intermediário escolhendo EBRT com ou sem terapia de supressão androgênica, deve ser oferecido aumento de braquiterapia (LDR ou alta taxa de dose [HDR]) a indivíduos elegíveis.
– Para pacientes de risco intermediário baixo (Gleason 7, antígeno específico da próstata < 10 ng/mL ou Gleason 6, antígeno de 10 a 20 ng/mL), a braquiterapia LDR sozinha pode ser oferecida como monoterapia.
– Para pacientes de alto risco que recebem EBRT e terapia de supressão androgênica, o aumento da braquiterapia (LDR ou HDR) deve ser oferecido.
– Iodo-125 e paládio-103 são opções de isótopos razoáveis para pacientes que recebem braquiterapia LDR; nenhuma recomendação pode ser feita para ou contra a utilização de césio-131 ou monoterapia com HDR.
– Pacientes devem ser encorajados a participar em ensaios clínicos para testar abordagens inovadoras ou orientadas para esta doença.
Veja aqui todas as recomendações do novo guideline.
Referências:
- DOI: 10.1200/JCO.2016.72.0466 Journal of Clinical Oncology – published online before print March 27, 2017
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.