O olho seco é uma doença multifatorial e inflamatória do filme lacrimal e da superfície ocular, muito comum, que ocorre associado a deficiência da produção de lágrima ou a evaporação excessiva ou ambos. Algumas condições sistêmicas são reportadas como fatores de risco para a síndrome do olho seco, mas a associação delas com o olho seco grave não é bem estabelecida.
Leia também: O olho na Covid-19: partículas de SARS-CoV-2 na retina de pacientes infectados
Estudo recente
Um artigo publicado esse mês na Ophthalmology avaliou quando condições sistêmicas conhecidas como fatores de risco para olho seco são associadas com a gravidade dos sinais e sintomas de olho seco. Foi feita análise dos dados do Dry Eye Assessment and Management Study, estudo multicêntrico randomizado em larga escala de pacientes com síndrome do olho seco moderado a grave. Foram avaliados 535 pacientes adultos de 27 centros nos EUA. Os pacientes reportaram a história médica pregressa e foram submetidos a exame da superfície ocular e avaliação dos sintomas usando protocolos no primeiro exame, 6 meses e 12 meses. Foram analisadas as associações de condições sistêmicas ou história de tabagismo reportadas como fatores de risco potenciais para olho seco com a gravidade do olho seco. Os sintomas foram acessados pelo OSDI (Ocular Surface Disease Index). 6 sinais foram avaliados: tempo de ruptura do filme lacrimal, teste de schirmer com anestésico, fluoresceína, lisamina verde, osmolaridade da lágrima e disfunção da glândula de meibomius. O escore de gravidade era de 0 a 1 (1= mais grave).
Saiba mais: Caso clínico: usuária de lente de contato com olho vermelho e secreção
A média de idade foi de 58 anos, 81% eram mulheres. Os sinais de síndrome do olho seco mais graves foram associados significativamente com Síndrome de Sjogren (escore de 0,52 com a doença e 0,43 sem a doença), rosácea facial (0,47 vs. 0,43; P = 0,002), artrite reumatoide (0,47 vs. 0,42; P = 0,002), doença arterial periférica (0,50 vs. 0,43; P < 0,001), e história de tabagismo diário (0,45 vs. 0,43; P = 0,047).
Conclusão
A disfunção tireodiana, osteoartrite, diabetes, síndrome do intestino irritável, hipercolesterolemia, hipertensão e hipertrigliceridemia não foram associados significativamente a sinais de síndrome do olho seco. Entender as condições sistêmicas e causas sobrejacentes que predispõem alguns pacientes a síndrome do olho seco grave podem melhorar o manejo da doença.
Referências bibliográficas:
- Yu K, Bunya V, Maguire M, Asbell P, Ying G-S. Systemic Conditions Associated with Severity of Dry Eye Signs and Symptoms in the Dry Eye Assessment and Management Study. Ophthalmology. 2021 Oct;128(10):1384-1392. doi: 10.1016/j.ophtha.2021.03.030.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.