Leucocoria: conheça a abordagem no Whitebook!
O teste do reflexo vermelho, fundamental para a detecção da leucocoria, não deve ser realizado apenas uma vez.
A leucocoria trata-se de uma urgência oftalmológica e é caracterizada pelo reflexo branco à luz. É detectada por meio do teste do reflexo vermelho, sendo observada a pupila branca, também chamada de “olho de gato”.
Veja também: Crianças podem usar lentes de contato?
Tal teste é de triagem e deve ser feito de preferência antes da alta do recém-nascido na maternidade a fim de detectar precocemente alterações da transparência dos meios oculares como córnea, cristalino e vítreo e anomalias que possam afetar a visão das crianças como catarata, retinopatia da prematuridade cicatricial, descolamento de retina e retinoblastoma.
No que concerne aos fatores de risco, história familiar de retinoblastoma e história materna de infecções como toxoplasmose, rubéola, sífilis, herpes, varicela e citomegalovírus devem ser interrogados ao observar tal sinal clínico. Ademais, na anamnese é importante questionar marcos do desenvolvimento visual como a idade em que a criança fixou o olhar, seguiu objetos e diferenciou cores, por exemplo.
Por fim, cabe ressaltar que o teste do reflexo vermelho, fundamental para a detecção da leucocoria, não deve ser realizado apenas uma vez e não exclui a necessidade de um exame oftalmológico completo que deve ser feito no primeiro ano de vida. É necessário que seja repetido em todas as consultas de puericultura até os dois anos de idade e na suspeita de anomalias oculares. Em caso de leucocoria, o paciente deve ser encaminhado prontamente ao oftalmologista.
- Catarata;
- Retinoblastoma;
- Doença de Coats;
- Persistência do vítreo primário hiperplásico;
- Retinopatia da prematuridade;
- Uveíte (toxocaríase, toxoplasmose);
- Hemorragia vítrea;
- Displasia retiniana;
- Coloboma.
Saiba mais: Enviar mensagens aos responsáveis lembrando de atividades para controle de miopia?
Quer saber mais sobre a leucocoria? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Condutas Pediátricas Doenças Oftalmológicas Leucocoria.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.