Julho Turquesa: Mês de conscientização do olho seco
O olho seco é uma doença ocular comum que pode gerar morbidade e perda da qualidade de vida. Neste mês de julho foi escolhido como o mês para a conscientização desta condição e, pensando nisso, apresentamos algumas evidências científicas importantes a respeito da doença.
Publicações importantes
Uma revisão publicada ano passado na JAMA Ophthalmology buscou resumir os resultados de revisões sistemáticas confiáveis de intervenções para olho seco e destacar as lacunas de evidências identificadas. Foram pesquisados o banco de dados de satélite Cochrane Eyes e Vision US e incluídas revisões sistemáticas confiáveis avaliando intervenções para olho seco publicadas de 2016 a 2022. Relatou se a proporção de revisões sistemáticas que eram confiáveis com motivos de falta de confiabilidade. Resultados críticos e importantes de revisões sistemáticas confiáveis foram extraídos e verificados.
Os resultados críticos incluíram medidas de resultados relatados pelos pacientes relacionados ao olho seco. Os resultados foram sintetizados a partir de revisões sistemáticas confiáveis para fornecer resumos de evidências para cada intervenção. As evidências para cada intervenção foram definidas como conclusivas ou inconclusivas, dependendo se evidências de alta qualidade em revisões sistemáticas estavam disponíveis de acordo com os critérios de Classificação de Recomendações, Avaliação, Desenvolvimento e Avaliações (GRADE) e se os resultados alcançaram significância estatística ou clínica.
Revisões sistemáticas que reúnem importantes evidências
Na base de dados satélite Cochrane Eyes and Vision US, foram identificadas 138 revisões sistemáticas potencialmente relevantes, 71 foram consideradas elegíveis e 26 (37%) foram avaliadas como confiáveis. Entre as revisões sistemáticas confiáveis, nenhuma evidência conclusiva foi identificada para qualquer intervenção no olho seco. Evidências inconclusivas sugeriram que modificações ambientais, modificações dietéticas, lágrimas artificiais e lubrificantes, oclusão punctal, terapia de luz intensa pulsada, terapia de pulsação térmica vetorial (Lipiflow), corticosteroides tópicos, ciclosporina A tópica, secretagogos tópicos e soro autólogo podem ser eficazes. Apenas revisões sistemáticas não confiáveis avaliaram lifegrast, antibióticos orais e dispositivos de câmara úmida.
Considerações e mensagem prática
Esta visão geral das revisões sistemáticas encontrou algumas evidências de que as intervenções para o olho seco podem ser eficazes, mas não havia nenhuma evidência conclusiva disponível. A condução e os relatórios da maioria das revisões sistemáticas sobre intervenções para o olho seco garantem melhorias, e são necessárias revisões sistemáticas confiáveis para avaliar lifegrast, antibióticos orais e dispositivos de câmara úmida.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.