Logotipo Afya
Anúncio
Oftalmologia19 julho 2024

Existe relação entre uso de semaglutida e neuropatia óptica?

A neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION) é a segunda forma mais comum de neuropatia óptica e uma causa significativa de cegueira entre adultos.
Por Juliana Rosa

A semaglutida (Ozempic; Novo Nordisk) foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em dezembro de 2017 para tratar diabetes tipo 2 (DT2) e em dezembro de 2022 para tratar a obesidade (normalmente em doses mais altas, como Wegovy [Novo Nordisk]). As prescrições semanais de novas marcas nos Estados Unidos desses e de outros medicamentos agonistas do receptor de peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1 RA) aumentaram aproximadamente 60% em 2 anos.

Leia também: OMS faz novo alerta sobre falsificação do Ozempic 

Existe relação entre uso de semaglutida e neuropatia óptica

Imagem de freepik

Semaglutida e o risco de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION)

Um estudo publicado na JAMA Ophthalmology foi feito para caracterizar o risco de NAION entre indivíduos que usam semaglutida em uma clínica de neuro-oftalmologia em um único centro acadêmico. Foi um estudo retrospectivo que analisou atendimentos de pacientes na neuroftalmologia do Massachussets Eye and Ear de 2017 a 2023.

A pesquisa identificou 17.298 pacientes ao longo de 6 anos. Foram excluídos indivíduos menores de 12 anos, o que rendeu 16.827 pacientes para análise. Entre os pacientes incluídos, 710 tinham DM2; 369 [52%] mulheres e 979 estavam com sobrepeso ou obesidade; 708 [72%] mulheres.

NAION ocorreu em 17 pacientes na coorte de semaglutida versus 6 na coorte comparativa. A idade mediana foi de 57 (49-63) anos para a coorte semaglutida e 58 (47-66) anos para a coorte sem semaglutida.

A análise de sobrevivência de Kaplan-Meier aos 36 meses mostrou uma incidência cumulativa de NAION de 8,9% (IC 95%, 4,5%-13,1%) para a coorte semaglutida vs 1,8% (IC 95%, 0%-3,5%) para a coorte sem semaglutida.

Conclusão do estudo

O estudo retrospectivo conclui que a semaglutida poderia estar associada a um risco aumentado de NAION. Os HRs relativamente altos (4,28 e 7,64 para as coortes de DT2 e com sobrepeso ou obesidade, respectivamente)  revelam um risco substancialmente aumentado de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION) entre indivíduos prescritos com semaglutida em relação àqueles prescritos outros medicamentos para tratar DT2 e obesidade ou sobrepeso.

Apesar dos achados, são necessários mais estudos clínicos, randomizados, para avaliar a relação causa efeito sugerida. A semaglutida segue sendo uma droga liberada pela FDA e não foi indicada a suspensão do medicamento pelos pacientes que fazem seu uso.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo