O olho seco (DED) é a doença oftalmológica mais prevalente, afetando grande parte da população mundial. Tem origem inflamatória envolvendo a superfície ocular e o filme lacrimal, cursando com diversas apresentações clínicas. Vários fatores podem desencadear a produção de mediadores inflamatórios na superfície ocular, levando a danos corneanos, conjuntivais e em casos extremos a perda visual.
As lágrimas artificiais são terapias de primeira linha para os sintomas de DED e são indicadas no tratamento de todos os estágios da doença. No entanto, mesmo em pacientes com DED leve, nem sempre esses colírios são eficazes. A ciclosporina A (CsA) é um imunossupressor sistêmico com potencial anti-inflamatório que impede a ativação das células T e a produção de citocinas, sua formulação em gotas, pode ajudar no alívio dos sintomas.
Um estudo prospectivo, em 43 olhos, no Hospital Oftalmológico da Universidade Médica de Tianjin, na China, foi realizado de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito terapêutico da CsA 0,05% colírio em pacientes com DED leve que não respondem à terapia convencional.
Métodos
Todos os participantes foram inicialmente diagnosticados com DED de acordo com os critérios diagnósticos dos especialistas chineses em córnea. Os pacientes com DED leve foram identificados pelo exame com lâmpada de fenda – ausência de sinais de lesão na superfície ocular (após a aplicação do colírio de fluoresceína) e ausência de resposta ao tratamento com lubrificantes por mais de 3 meses.
Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos – o de 0,05% CsA e o de 0,1% de Fluormetolona (MFL), ambos 2 vezes ao dia por 6 meses, junto ao uso de lubrificante 4 vezes ao dia. Foram realizadas avaliações regulares para documentação objetiva e subjetiva dos sinais e sintomas da DED.
Veja também: Qual a prevalência da síndrome do olho seco em crianças
Resultados
Aos 3 e 6 meses após o início do tratamento, a melhora dos sinais e sintomas no grupo CsA 0,05% foi superior ao grupo que utilizou MFL 0,1%.
Discussão
As terapias anti-inflamatóriarias, como esteroides tópicos ou CsA, são frequentemente recomendadas para o tratamento de DED moderada à grave, devido ao melhor entendimento de sua fisiopatologia. Um estudo sul-coreano utilizou agentes anti-inflamatórios tópicos no tratamento de pacientes com olho seco leve, com esteroides tópicos usados em 46,9% dos casos e 0,05% de CsA usados em 41,8%, evidenciando boa resposta. A FML foi o esteride tópico mais usado. No entanto, sem definir a duração do tratamento.
A exposição excessiva à tela e a poluição causou o aumento do número de pacientes com DED, especialmente aqueles com sintomas leves. Portanto, a otimização do tratamento desses quadros é necessária para alívio dos sintomas. A CsA a 0,05% provou ser eficaz no tratamento do olho seco moderado a grave e parece promissora nos casos de sintomas leves.
Esse estudo confirma que o tratamento precoce com colírio CsA pode levar a uma melhor resposta ao tratamento.
O que podemos levar para casa?
Concluímos que o tratamento precoce com colírio CsA pode interromper o ciclo vicioso de inflamação na DED, em todos os níveis e resulta em uma melhor resposta ao tratamento.
Em nossa prática, o colírio de CsA 0,05% já é recomendado como uma alternativa terapêutica segura e eficaz para pacientes com DED leve que não respondem à terapia com lubrificantes.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.