Colírio para tratamento de ceratocone; você já ouviu falar?
A empresa iVeena anunciou no último mês bons resultados no estudo que avalia o colírio IVMED-80 no tratamento do Ceratocone.
A empresa iVeena anunciou no último mês bons resultados no estudo clínico que recentemente completou a fase 1/2a. O estudo duplo cego randomizado em questão é um trial que avalia o colírio IVMED-80 no tratamento do Ceratocone. O objetivo do estudo foi determinar se um curso de 6 ou 16 semanas de uso do colírio 2 vezes ao dia (versus placebo) poderia aplanar a ceratometria máxima (Kmax) e melhorar a melhor acuidade visual corrigida. Além disso foi avaliada a segurança do uso.
Leia também: O que você precisa saber sobre ceratocone?
Características do estudo
O seguimento dos pacientes foi de 6 meses, permitindo assim uma avaliação do impacto da duração do tratamento além da resposta corneana após o término da terapia. 31 pacientes completaram os 6 meses de observação, com quantidade similar de pacientes em cada um dos três braços do estudo. Pacientes do grupo 1 receberam IVMED-80 2 vezes ao dia por 6 semanas e depois foram seguidos por 20 semanas. Pacientes do grupo 2 receberam IVMED-80 por 16 semanas e depois foram seguidos por mais 10 semanas. Pacientes do grupo 3 receberam placebo 2 vezes ao dia por 16 semanas e seguidos por mais 10.
Saiba mais: Junho Violeta: mês de conscientização e prevenção do ceratocone
Não existiram diferenças entre demografia, Kmax baseline e características clínicas no baseline entre os grupos dos três braços. Pacientes que receberam 16 semanas de IVMED-80 tiveram os seguintes resultados após 6 meses de acompanhamento:
- Redução da média do Kmax em 1,8 dioptrias (resultado estatisticamente significativo, com p = 0,0199);
- Melhora de 11 letras de visão na melhor visão corrigida se comparando ao baseline;
- Sem eventos adversos relacionados ao tratamento em qualquer um dos braços do estudo;
Próximos passos
Segundo a empresa iVeena, esses resultados poderiam sinalizar uma redução mais rápida no Kmax do que as reportadas previamente pelo crosslinking tradicional associado a uma boa tolerância e segurança, porém ainda não temos dados suficientes para essa afirmação. O IVMED-80 é uma droga que regula positivamente a lisil oxidase (LOX) e induz o crosslinking corneano farmacologicamente. O estudo do iVeena entrará em fase 3.
Referências bibliográficas:
- Molokhia S, Muddana SK, Hauritz H, Qiu Y, Burr M, Chayet A, Ambati BK. IVMED 80 eye drops for treatment of keratoconus in patients -Phase 1/2a. Invest. Ophthalmol. Vis. Sci. 2020;61(7):2587.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.