Logotipo Afya
Anúncio
Nutrologia30 março 2017

Prescrição de óleo de coco: sim ou não?

Os benefícios do óleo de coco já foram amplamente discutidos. Na mídia, ele ganhou popularidade por ajudar no emagrecimento, trazer saciedade, entre outros.

Por Vanessa Thees

Os benefícios do óleo de coco já foram amplamente discutidos. Na mídia, ele ganhou popularidade por ajudar no emagrecimento, trazer saciedade, auxiliar o controle do colesterol, entre outros. No entanto, devido ao seu alto teor de gordura saturada e à ausência de grandes estudos bem controlados sobre seus benefícios, diversos médicos se posicionaram contra a prescrição do óleo de coco. Essa semana, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) publicou suas recomendações.

Frente ao que tem sido divulgado na mídia, a Abran informa que:

1) Quando comparado a óleos vegetais menos ricos em ácido graxo saturado, uma revisão recente mostrou que o óleo de coco aumenta o colesterol total (particularmente o LDL-colesterol), contribuindo para um maior risco cardiovascular.

2) Não existem ensaios clínicos com evidências suficientes para recomendar o óleo de coco como agente antimicrobiano ou imunomodulador.

3) Também não existem estudos que tenham abordado o efeito de óleo de coco na função cerebral de indivíduos saudáveis ou portadores de alteração cognitiva, assim como nenhuma evidência relacionando o óleo de coco com prevenção de doenças neuro-degenerativas.

4) No geral, não existem evidências suficientes para concluir que o consumo de óleo de coco leva à redução de adiposidade.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Com base nessas informações, a Abran recomenda:

  • o óleo de coco não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento da obesidade;
  • o óleo de coco não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças neuro-degenerativas;
  • o óleo de coco não deve ser prescrito como nutriente antimicrobiano;
  • o óleo de coco não deve ser prescrito como imunomodulador.

Referências:

  • https://abran.org.br/para-publico/posicionamento-oficial-da-associacao-brasileira-de-nutrologia-respeito-da-prescricao-de-oleo-de-coco/

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Nutrologia