A tenecteplase, um ativador do plasminogênio tecidual recombinante (tPA), é um agente trombolítico mais específico para a fibrina e tem uma duração de ação mais longa em comparação com a alteplase. Há evidências de qualidade moderada a alta sobre a eficácia da tenecteplase intravenosa administrada em um único bólus a 0,25 mg/kg (máximo de 25 mg), embora ela não seja licenciada nos Estados Unidos para trombólise intravenosa (TIV) no tratamento de acidente vascular cerebral isquêmico agudo.
Leia também: Cinco dilemas sobre antitrombóticos no AVC
Essa administração apresenta resultados de eficácia e segurança semelhantes com a alteplase, incluindo taxas de excelente resultado funcional, hemorragia intracerebral sintomática e mortalidade em 90 dias. No entanto, doses mais altas de tenecteplase (≥ 0,4 mg/kg) não devem ser usadas para TIV, porque essas doses podem estar associadas a danos.
Resultados de estudos
No estudo NOR-TEST, a maioria dos 1.100 pacientes teve AVCs menores (a pontuação média do NIHSS foi de 4) e o grupo tenecteplase, tratado com 0,4 mg/kg, teve resultados de segurança e eficácia semelhantes em comparação com o grupo alteplase.
Já o ensaio NOR-TEST 2 parte A foi interrompido precocemente após inscrever apenas 204 pacientes, devido ao maior número de hemorragia intracraniana sintomática no grupo tenecteplase. O NOR-TEST 2 incluiu pacientes com AVC isquêmico moderado a grave (a mediana do NIHSS foi de 11) que estavam dentro de 4,5 horas do início do AVC; os pacientes foram aleatoriamente designados para tenecteplase 0,4 mg/kg ou alteplase 0,9 mg/kg.
Aos três meses, em comparação com o grupo alteplase, o grupo tenecteplase mostrou uma tendência a um aumento da taxa de hemorragia intracraniana sintomática (6 versus 1%, OR 6,57, IC 95% 0,78-55,62). Além disso, o grupo tenecteplase teve uma taxa mais baixa de um resultado favorável, definido como uma pontuação de mRS (Escala de Rankin modificada) de 0 a 1 (32 versus 51%, OR 0,45, IC 95% 0,25-0,80), e uma maior taxa de mortalidade (16 versus 5%, OR 3,56, 95% CI 1,24-10,21).
Mensagem final
Aguardam-se evidências adicionais de ensaios em andamento para confirmar a eficácia e segurança de tenecteplase 0,25 mg/kg para o tratamento de acidente vascular cerebral isquêmico agudo.
Ouça mais: AHA: novo guideline sobre abordagem do AVC hemorrágico (AVCh) [podcast]
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.