Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia15 fevereiro 2024

Impacto de atividades físicas para crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento

Revisão analisou benefícios proporcionados por atividades físicas em crianças e adolescentes diagnosticados com doenças neurológicas

Pesquisadores do Departamento de Ciência Esportiva e Educação Física da Universidade Chinesa de Hong Kong analisaram 76 estudos envolvendo 3.007 pessoas para responder se intervenções com base em atividades físicas podem melhorar a saúde mental de pacientes, crianças e adolescentes, com diagnóstico de distúrbios de neurodesenvolvimento, os resultados foram publicados no JAMA Pediatrics.

Leia também: Proposta de triagem de prematuros visa neurodesenvolvimento na primeira infância

Impacto de atividades físicas para crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento

Metodologia

Para realizar a revisão sistemática e metanálise, Chang Liu e colaboradores selecionaram estudos clínicos randomizados e não randomizados relatando ao menos um resultado sobre a saúde mental de pacientes de 5 a 17 anos obtido através da aplicação de intervenções com base em atividade física.

Dois revisores independentes selecionaram e avaliaram os estudos e a extração de dados e análise do risco de viés foi realizada por vários revisores. Foi realizada uma metanálise multinível utilizando g de Hedges e, a fim de dar corpo aos resultados, também foram avaliados o viés de publicação, heterogeneidade, análises de sensibilidade e de moderação.

Saiba mais: Risco de cyberbullying em crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento

Resultados

Os achados indicaram que intervenções com base em atividades físicas tiveram benefícios significativos na saúde mental dos pacientes (g, 0,67; IC 95%, 0,50-0,85), na função cognitiva (g, 0,74; IC 95%, 0,53-0,95), bem-estar psicológico (g, 0,56; IC 95%, 0,16-0,96) e na internalização e externalização de problemas (respectivamente: g, 0,72; IC 95%, 0,34-1,10 e g, 0,58; IC 95%, 0,28-0,89).

As análises de moderação não demostraram diferenças nos resultados entre diferentes tipos de distúrbios de neurodesenvolvimento.

Conclusão

Para os autores, a revisão, além de demostrar os benefícios desse tipo de intervenção, também sugere que crianças e adolescentes com diferentes tipos de distúrbios de neurodesenvolvimento podem ser alocados juntos durante a realização de atividades físicas, mas que o tipo de intervenção deve ser planejada de acordo com o campo de saúde mental que se queira melhorar.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo