Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A mielite transversa idiopática é uma mielopatia inflamatória de etiologia indeterminada e seu diagnóstico preciso pode ser bastante desafiador. Pesquisadores da Mayo Clinic analisaram pacientes com suspeita de mielite transversa para observar se os diagnósticos foram feitos corretamente.
Entre 2010 e 2015, 226 pacientes adultos (18 anos ou mais) foram encaminhados para a Mayo Clinic Neurology por suspeita de mielite transversa. Nos registros médicos, foram revisados a apresentação clínica detalhada, investigações laboratoriais e eletrofisiológicas e exames de neuroimagem para determinar a etiologia. Foram aplicados os critérios de diagnóstico atuais.
Os critérios de diagnóstico para mielite transversa foram atendidos em 41 dos 226 pacientes (18,1%). Em 158 pacientes (69,9%), foi realizado um diagnóstico alternativo específico de mielopatia: esclerose múltipla ou síndrome clinicamente isolada, 75; mielopatia vascular, 41; neurossarcoidose, 12; neuromielite óptica 12; mielopatia de glicoproteína de oligodendrócitos da mielina, 5; neoplásico, 4; compressivo, 3; nutricional, 3; infeccioso, 2; e outros, 2.
A mielopatia não foi confirmada em 27 pacientes. O tempo desde o início dos sintomas até o diagnóstico clínico final em pacientes sem mielite transversa foi uma mediana de 9 meses. Cinquenta e cinco pacientes (24%) necessitaram de alterações no tratamento de acordo com seu diagnóstico clínico final.
Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a maioria dos pacientes com suspeita de mielite transversa idiopática possui um diagnóstico alternativo de mielopatia.
Leia também: ‘O que você tem a ver com a neuromielite óptica?’
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Zalewski NL et al. Evaluation of idiopathic transverse myelitis revealing specific myelopathy diagnoses. Neurology 2017 Dec 15 || http://dx.doi.org/10.1212/WNL.0000000000004796
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.