Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia23 novembro 2016

Correção de fatores de risco diminui chance de declínio cognitivo?

Um grande novo estudo acompanhou indivíduos por dois anos para determinar o impacto da correção de fatores de risco modificáveis na demência.
Por Redação Afya
Um grande estudo acompanhou indivíduos por dois anos para determinar o impacto da correção de fatores de risco modificáveis na probabilidade de desenvolvimento de demência. 500x120-usuarios No estudo duplo-cego, randomizado e controlado, pesquisadores recrutaram indivíduos de 60 a 77 anos, com risco cardiovascular e cognição no nível médio ou ligeiramente menor do que o esperado para a idade. Os autores atribuíram, aleatoriamente, os participantes em uma proporção de 1:1 para uma intervenção multidomínio de dois anos (dieta, exercício, treinamento cognitivo e monitoramento de risco vascular) ou um grupo de controle (conselho geral sobre saúde). O desfecho primário foi a mudança na cognição, medido através de testes neuropsicológicos. No total, 1.260 indivíduos participaram do estudo, sendo 631 no grupo de intervenção e 629 no de controle. A mudança média na cognição ao final dos dois anos foi de 0,20 (SE 0,02 / SD 0,51) no grupo de intervenção e 0,16 (0,01 / 0,51) no grupo de controle. A diferença entre os grupos por ano foi 0,022 (95% IC 0,002 - 0,042 / p = 0,030). [box type="shadow" align="aligncenter" class="" width=""] Veja mais: [/box] Ocorreram eventos adversos em 7% participantes do grupo de intervenção em comparação com 1% no grupo de controle. O mais comum foi dor musculoesquelética (5% no grupo de intervenção vs. nenhum no de controle). O grupo de intervenção apresentou melhor desempenho na capacidade cognitiva global, velocidade de processamento e função executiva. Os achados sugerem que uma intervenção multidomínio em populações em risco podem melhorar ou manter o funcionamento cognitivo. As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui! 250x250-portal Referências:
  • A 2 year multidomain intervention of diet, exercise, cognitive training, and vascular risk monitoring versus control to prevent cognitive decline in at-risk elderly people (FINGER): a randomised controlled trial. The Lancet. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(15)60461-5.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo