Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia6 abril 2019

Conheça nova diretriz para tratamento da apneia do sono

O tratamento da apneia sono é sempre dinâmico e as diretrizes da AASM são o principal guia para segurança terapêutica atualizada. Confira as novas recomendações

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) é sempre dinâmico e as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (AASM) são o principal guia para segurança terapêutica atualizada. As ferramentas empregadas na diretriz são de alta qualidade, utilizando-se de revisões sistemáticas, meta análises e a metodologia GRADE de avaliação das evidências.

A diretriz foca na terapia com pressão positiva, PAP, em pacientes adultos com AOS. As recomendações são Fortes ou Condicionais, a depender da qualidade da evidência, porém ambas são “recomendadas”. Importante reforçar que o julgamento clínico deve considerar características individuais e os recursos disponíveis, fator relevante no contexto brasileiro.

Temos 4 recomendações Fortes que merecem atenção:

  1. Recomenda-se aos médicos uso de PAP, em comparação com nenhuma terapia, para o tratamento da AOS em adultos com sonolência excessiva.
  2. Recomenda-se que a terapia com PAP seja iniciada usando-se tanto CPAP auto ajustável (AutoCPAP) em casa ou titulação de PAP em laboratório em adultos com AOS sem comorbidades significativas.
  3. Recomenda-se que os médicos usem tanto CPAP ou AutoCPAP para o tratamento contínuo da AOS em adultos.
  4. Recomenda-se que intervenções educativas sejam dadas com o início da terapia com PAP em adultos com AOS.

Em resumo, CPAP continua como terapia padrão para AOS em adultos. O ajuste automático da pressão de CPAP ganha espaço importante, pois estudos não mostram superioridade a médio-longo prazo com a titulação laboratorial, mais cara e estressante, indicada para casos complexos.

Leia mais: Apresentação clínica da apneia obstrutiva do sono

A academia ainda recomenda, como condicional, uso de CPAP em portadores de hipertensão arterial e emprego de tele monitoramento para guiar os ajustes, tecnologia crescente já presente em aparelhos vendidos no Brasil. As recomendações vêm para embasar a prescrição médica e trazer confiança para o uso do CPAP.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Patil SP, Ayappa IA, Caples SM, Kimoff RJ, Patel SR, Harrod CG. Treatment of adult obstructive sleep apnea with positive airway pressure: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2019;15(2):335–343.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo