Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia18 janeiro 2017

Alzheimer e depressão: pesquisadores identificam potenciais alvos moleculares

Diversas evidências relacionam o Alzheimer e a depressão, mas os mecanismos moleculares desta ligação são, em grande parte, desconhecidos.
Por Redação Afya
Diversas evidências relacionam o Alzheimer e a depressão, mas os mecanismos moleculares desta ligação são, em grande parte, desconhecidos. Como a inflamação e a sinalização da serotonina têm sido observados em ambas as doenças, pesquisadores examinaram as relações entre os oligômeros beta-amiloide (AβOs), o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e os níveis de serotonina em roedores. A administração intracerebroventricular de AβO induziu o comportamento depressivo, através da ativação do receptor 4-dependente (TLR4-dependente) de ativação da microglia, levando à atividade excessiva de TNF-α, mas não a algumas outras citocinas pró-inflamatórias. Ao mesmo tempo, AβO reduziu os níveis de serotonina no cérebro, que, por sua vez, aumentaram os níveis de TNF-α. Além disso, a injeção de serotonina reduziu a ativação microglial induzida por AβO e a atividade de TNF-a. Desativar o TLR4 bloqueou a capacidade de AβO para induzir o comportamento depressivo. As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui! Os pesquisadores acreditam que esses achados podem abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias eficazes para o Alzheimer e a depressão, visando a modulação da função microglial. Referências:
  • Ledo JH et al. Cross talk between brain innate immunity and serotonin signaling underlies depressive-like behavior induced by Alzheimer's amyloid-β oligomers in mice. J Neurosci 2016 Nov 30; 36:12106. (https://dx.doi.org/10.1523/JNEUROSCI.1269-16.2016)
  • https://www.jwatch.org/na43035/2016/12/16/potential-molecular-targets-alzheimer-disease-related
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo