Um novo exame de sangue em estudo no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) obteve resultados promissores na detecção de mais de 50 tipos de câncer. Em análises com 5 mil pacientes na Inglaterra e no País de Gales, o teste foi capaz de identificar dois em cada três os tipos de câncer dos avaliados.
Saiba mais: Coleta de sangue capilar: novo método para promover o acesso ao NIPS
Método e eficácia
O teste analisa o sangue dos pacientes em busca de amostras anormais de DNA. Através da comparação entre células normais e cancerígenas os pesquisadores esperam detectar casos de câncer nos estágios iniciais. Segundo os cientistas da Universidade de Oxford, o teste ainda precisa ser melhorado.
Segundo o pesquisador chefe, Professor Mark Middleton, o teste ainda não é capaz de descartar ou confirmar se o paciente tem câncer, mas ele conseguiu detectar a origem do câncer em 85% dos casos. Em entrevista à BBC, ele afirmou que: “isso pode ser realmente útil porque muitas vezes não é imediatamente óbvio quando você tem o paciente na sua frente qual teste é necessário para ver se seus sintomas são mesmo um câncer”.
Leia também: Biopsia líquida para câncer colorretal
Seguimento das pesquisas
O teste, batizado de Galleri, também está sendo usado em pesquisas de detecção de cânceres ocultos. Os pesquisadores, em conjunto com a fabricante GRAIL, esperam recrutar 140.000 pessoas entre 50 e 77 anos através do NHS e terem os primeiros resultados ainda este ano.
Segundo eles o teste seria mais eficaz na detecção de cânceres de cabeça e pescoço, intestino, pulmão, pâncreas e garganta.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.