Logotipo Afya
Anúncio
Terapia Intensiva14 agosto 2020

Cessação do tabagismo: nova diretriz recomenda vareniclina como 1ª opção

A ATS publicou em julho de 2020 sua nova diretriz de tratamento farmacológico para cessação do tabagismo em adultos.

Por Vanessa Thees

A American Thoracic Society (ATS) publicou em julho de 2020 sua nova diretriz de tratamento farmacológico para cessação do tabagismo em adultos. A publicação, que foi feita na American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, indica a vareniclina como opção número 1 de terapia. Confira abaixo as sete recomendações do novo guideline.

cessação do tabagismo

Nova diretriz para cessação do tabagismo

O tabagismo é uma das principais causas de mortalidade evitável no mundo. O consumo do tabaco atinge mais de um bilhão de pessoas no mundo, segundo a OMS, e é causa direta de 6 milhões de mortes anualmente, devendo atingir a marca de 10 milhões de mortes anuais em 2030.

Através de uma análise sistemática de evidências, a ATS estabeleceu sete novas diretrizes para o tratamento farmacológico do tabagismo em adultos. São elas:

1) Recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de adesivo de nicotina (recomendação forte).

2) Recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de bupropiona (recomendação forte).

3) Recomenda-se iniciar o tratamento com uso da vareniclina em conjunto com adesivo de nicotina em vez de apenas vareniclina.

4) Recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de cigarros eletrônicos.

5) Em tabagistas que não estão prontos para interromper o uso do tabaco, recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de esperar até que os pacientes estejam prontos (recomendação forte).

6) Para tabagistas com comorbidades psiquiátricas, incluindo transtorno por uso de substâncias, depressão, ansiedade, esquizofrenia e/ou transtorno bipolar, recomenda-se iniciar o tratamento com vareniclina em vez de adesivo de nicotina (recomendação forte).

7) Para tratar o paciente, recomenda-se o uso de terapia de duração prolongada de > 12 semanas em vez de terapia de duração padrão de 6 a 12 semanas (recomendação forte).

Leia também: Intervenções comportamentais funcionam para cessar o tabagismo?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

  • Leone FT, Zhang Y, Evers-Casey S, et al. Initiating Pharmacologic Treatment in Tobacco-Dependent Adults. An Official American Thoracic Society Clinical Practice Guideline. Am J Respir Crit Care Med. 2020;202(2):e5-e31. doi:10.1164/rccm.202005-1982ST
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo