Logotipo Afya
Anúncio
Medicina de FamíliaAGO 2022

Caso clínico: dor testicular na atenção primária

Paciente comparece na unidade de atenção primária relatando aumento no volume escrotal e dor testicular intensa no testículo direito.

Por Renato Bergallo

D., de 17 anos, vem à unidade de saúde buscando atendimento com o médico de sua equipe de referência. Conta que precisa urgentemente de uma consulta, mas não quer dizer o motivo para outras pessoas que não o seu médico. Ao ficar sabendo da situação, o médico da equipe de Saúde da Família de D. solicita que ele seja “encaixado” em sua agenda e diz que o atenderá em alguns instantes. 

No consultório, aparentando estar um pouco envergonhado, D. conta que percebeu “algo estranho no saco escrotal”. Ele relata aumento no volume escrotal e dor testicular intensa no testículo direito, quadro que havia iniciado no mesmo dia pela manhã. Explica que sempre teve uma “sensação de peso” na região e que havia sido diagnosticado com “varizes de testículo”, quadro que lhe foi passado, na época, como sendo benigno, sem merecer maiores preocupações e sem necessitar intervenção. 

Ao exame, D. apresenta dor intensa ao toque e edema escrotal. 

[WpProQuiz 648]
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo