Você conhece as siglas RMOP e SOAP?
O termo SOAP refere-se à parte do Registro de Saúde Orientado por Problemas (RMOP) que compõe a evolução do cuidado em Atenção Primária.
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O termo SOAP refere-se à parte do Registro de Saúde Orientado por Problemas (RMOP) que compõe a evolução do cuidado na Atenção Primária. Ao usar o termo registro, reporta-se ao RMOP, que tem sido empregado em diversos sistemas de APS em todo o mundo, e seu uso tem-se ampliado com a informatização dos prontuários. O método SOAP tem como um dos objetivos ser uma ferramenta de trabalho que oportuniza analisar, comparar e fazer diagnósticos de alterações clínicas emocionais e comportamentais.
Ou seja, ele não funciona com um simples instrumento de organização de dados, mas principalmente como meio de qualificar o raciocínio clínico e o cuidado oferecido. Esse é um processo que exige método, habilidade e competência. O método é dado pela organização da consulta, as habilidades, pelo conhecimento técnico e clínico. Seu principais objetivos são:
- Permitir um rápido acesso aos dados da pessoa;
- Permitir anotação continuada de todos os problemas;
- Contabilizar e avaliar a freqüência das consultas;
- Obter dados para planejar ações preventivas e de diagnóstico precoce;
- Facilitar a educação continuada do médico;
- Usar fonte de dados para pesquisas.
Leia mais: Como fazer o rastreio do idoso frágil na atenção primária?
O método SOAP considera “problema” tudo aquilo que requer uma ação da equipe de saúde e como conseqüência motivará um plano de intervenção. Para ter um melhor aproveitamento e encontrar os dados rapidamente, preconiza-se para as anotações na evolução uma forma simplificada baseada em quatro itens, que geram o acrônimo denominado SOAP:
Subjetivo
Objetivo
Avaliação
Plano
*Pode-se incluir uma quinta e uma sexta seções: o problema (p), antes do S, e o resumo (r) antes do O.
Por fim, como reflexão segue abaixo um trecho de uma metáfora sobre o Registro de Saúde Orientado por Problemas (RMOP) do Tratado de MFC, capitulo 40, página 351:
“Uma metáfora que representa bem esse processo é de uma viagem. Se realizar uma viagem a determinada cidade ou local, caso tenha certeza do caminho a seguir, pode-se ir rapidamente, sem prestar atenção nos detalhes que cercam o caminho, fixados no leito da estrada. Caso não se tenha certeza do caminho, é necessário ir prestando atenção aos pontos de referência, às placas informativas, conferindo no mapa, buscando referências conhecidas para ter certeza de se esta no caminho certo e não se perderá. ”
É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- Gusso, Gustavo; Lopes, J.M.C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade . Porto Alegre, Artmed, 2012.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.