Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O manejo de pacientes agitados e agressivos é um grande desafio para os profissionais de saúde no departamento de emergência. O tratamento farmacológico é muitas vezes a melhor opção para garantir a segurança do doente e do staff. Em um novo artigo, publicado recentemente no Bulletin of Emergency and Trauma, pesquisadores compararam a eficácia e a segurança da quetamina e do haloperidol.
Para esse estudo iraniano randomizado, duplo-cego, 90 pacientes (idades entre 17 e 65 anos; 74% do sexo masculino) de dois hospitais universitários foram randomizados para receber quetamina intramuscular (4 mg/kg) ou haloperidol intramuscular (5 mg). O desfecho primário foi o tempo para sedação adequada (escala AMSS ≤ +1) e os secundários incluíram necessidade de outros sedativos, intubação, tempo de hospitalização e efeitos colaterais.
LEIA TAMBÉM: Uso de quetamina está associado com menor risco de suicídio
Quetamina x haloperidol
Os resultados foram:
– O tempo médio para sedação adequada no grupo que recebeu quetamina foi significativamente menor que o grupo haloperidol : 7,73 ± 4,71 minutos vs. 11,42 ± 7,20 minutos (p = 0,005), respectivamente.
– Em 15 minutos após a intervenção, o escore de sedação não diferiu significativamente nos dois grupos (p = 0,167):
- Quetamina: 0,14 ± 0,59
- Haloperidol: 0,30 ± 0,60
– A incidência de complicações também não foi significativamente diferente entre os grupos.
– A satisfação do médico com o controle das agressões dos pacientes foi significativamente maior no grupo da quetamina.
Quetamina no manejo da dor aguda: o que a nova diretriz preconiza?
Conclusões
Segundo os autores do estudo, devido à rápida sedação efetiva da quetamina e da maior satisfação dos médicos, o uso desse medicamento pode ser considerada uma alternativa segura e eficaz ao haloperidol. Estudos adicionais são necessários para confirmar os resultados.
LEIA TAMBÉM: Conheça novas recomendações da diretriz para dor, sedação e delirium
Referências:
- HEYDARI, Farhad et al. Effect of Intramuscular Ketamine versus Haloperidol on Short-Term Control of Severe Agitated Patients in Emergency Department; A Randomized Clinical Trial. Bulletin of Emergency And Trauma, [S.l.], v. 6, n. 4 OCT, p. 292-299, sep. 2018. ISSN 2322-3960. Available at: <https://www.beat-journal.com/index.php/BEAT/article/view/657/996>.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.