Logotipo Afya
Anúncio
Medicina de Emergência26 dezembro 2023

Legislação sobre atendimentos em grandes eventos difere entre estados e municípios

As organizadoras dos eventos de massa são as encarregadas pelo planejamento e administração dos atendimentos de saúde nesses eventos.

Por Augusto Coutinho

Shows, festivais e eventos esportivos também são chamados de eventos de massa. Para fins de atendimentos à saúde, o Ministério da Saúde define esses eventos como “atividade coletiva de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por tempo pré-determinado, com concentração ou fluxo excepcional de pessoas, de origem nacional ou internacional, e que, segundo a avaliação das ameaças, das vulnerabilidades e dos riscos à saúde pública exija a atuação coordenada de órgãos de saúde pública da gestão municipal, estadual e federal e requeira o fornecimento de serviços especiais de saúde, públicos ou privados”. 

No último mês, repercutiu na mídia o caso da fã que sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro da área de um show realizado no Rio de Janeiro durante a onda de calor intenso que atingiu o Brasil. A jovem chegou a ser atendida em um posto médico na área do show e foi transferida para o Hospital Salgado Filho, quando o óbito foi constatado. 

Veja também: Caso Clínico: passo a passo no cuidado pós parada cardiorrespiratória [vídeo]

A legislação sobre a atribuição de responsabilidade em relação aos cuidados/atendimentos com a saúde das pessoas que participam dos eventos difere bastante entre os estados e municípios. 

Com maior abrangência, existe a Resolução Nº 2.012/2013 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dispõe sobre a organização médica em eventos e instrui sobre a infraestrutura física e material para assistência ao público, exigindo a existência de posto médico físico ou de campanha com sua distribuição obedecendo os critérios de segurança previstos, salas para os médicos presentes, sala de procedimentos, macas apropriadas, materiais e insumos para primeiros socorros e suporte à vida e ambulância de suporte avançado, sendo que o veículo deve ter prevista uma rota de fuga e hospital de destino. 

Também existem outras instruções que tratam de Eventos de Massa, como a Portaria Nº 1.139 de 2013, do Ministério da Saúde e a RDC 13/2014 da Anvisa. 

Contudo, as responsáveis pela organização dos eventos de massa, ainda que possam contar com o apoio dos serviços públicos, são as encarregadas pelo planejamento e administração dos atendimentos de saúde nesses eventos, que normalmente é realizado através da contratação de empresas particulares focadas nesse tipo de serviço. 

atendimentos

Estudo de revisão 

Recentemente, na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, foi publicado um artigo com o título “Planejamento Médico para Eventos Esportivos de Massa no Brasil”, nele o Dr. Gilberto Amado Rodrigues da Cunha Filho e colaboradores analisaram 159 trabalhos sobre o tema e selecionaram 50 como base para revisão, foram apontados diversos fatores que influenciam ocorrências associadas à saúde em eventos de massa, como manejo adequado da multidão, sinergia entre os entes envolvidos, tamanho e condições climáticas. 

Na conclusão dos autores: “eventos de massa exigem planejamento de diversos setores para prevenção e fortalecimento das capacidades de resposta das comunidades anfitriãs”.  

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência