Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Recentemente, a Eastern Association For The Surgery Of Trauma (EAST) publicou um novo guideline para orientar o médico sobre as melhores condutas frente ao paciente com hemorragia após um trauma. Veja abaixo as recomendações publicadas no documento.
Recomendação 1: em paciente adultos com trauma severo, recomenda-se o uso de um protocolo de ressuscitação maciça de controle de transfusão/danos, em comparação com nenhum protocolo, para reduzir a mortalidade.
Recomendação 2: em paciente adultos com trauma severo, recomenda-se atingir uma alta proporção de plasma e plaquetas para glóbulos vermelhos, em comparação com baixa proporção, para reduzir a mortalidade. Esse objetivo pode ser melhor atingido através da transfusão de quantidades iguais de glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas e durante a fase empírica precoce da ressuscitação.
Recomendação 3: em paciente adultos com trauma severo, recomenda-se o uso de ácido tranexâmico como adjuvante hemostático no hospital, em comparação com o não uso do ácido tranexâmico.
Por falta de evidências, a EAST não pode recomendar a favor ou contra o uso de fator VII ativado recombinante como um adjuvante hemostático.
Leia com mais detalhes as recomendações da EAST nesse link.
Veja também: ‘O que há de novo no Traumatismo Crânio-Encefálico?’
Referências:
- Damage control resuscitation in patients with severe traumatic hemorrhage. Published 2017. J Trauma. 82(3):605-617, March 2017
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.