Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Neste caso clínico especial de Carnaval, trouxemos o caso da paciente chamada EBS, 29 anos, feminino, diarista, natural e procedente de Belém, casada. Refere febre baixa vespertina há duas semanas, associada à mialgia astenia e sudorese noturna. Procurou o facultativo por duas vezes, sendo medicada com sintomáticos sem melhora. Evoluiu com nodulações eritematosas não pruriginosas por todo o corpo. Ao exame percebe-se: Múltiplos nódulos eritematosos não pruriginosas medindo entre 0,4 e 1 cm em todo o corpo.
Lesão ulcerada em fossa cubital direita medindo 2×3 cm com bordos elevados e fundo limpo granuloso, sem área de infiltração ou inflamação perilesional. Linfonomegalia axilar à direita com 3×4 cm dolorosa à palpação, fibroelástica, não aderida. Realizados exames sorológicos com HIV não reagente, Hepatite C e B não reagente e VDRL 1:256.
Paciente jovem casada procedente do Pará com sintomas B associados à nodulações eritematosas difusas em todo o corpo não poupando plantas dos pés e palmas das mão e lesão ulcerada em fossa cubital com linfonodomegalia racional associado a VDRL com títulos altos e demais sorologias negativas.
[WpProQuiz 191] |
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.