Esta semana, a PEBMED lançou a nova sessão de Ginecologia e Obstetrícia no Whitebook, com mais de 50 conteúdos divididos entre pré-natal, intercorrências obstétricas, parto e puerpério, calculadoras obstétricas e muito mais. Por isso, na nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos “Zika – Diagnóstico Materno e Fetal de Infecção.
As melhores condutas em Obstetrícia você encontra no Whitebook Clinical Decision! Baixe grátis.
Testar gestantes com quadro clínico compatível (um ou mais sintomas):
- ≥ 7 dias após o início dos sintomas: RT-PCR de soro e de urina para a detecção de RNA do vírus Zika. Deve-se testar também para o vírus da dengue e Chikungunya.
- 4-7 dias após o início dos sintomas e PCR negativo para Zika vírus: realizar teste sorológico (IgM).
- Atenção: Todos os resultados sorológicos devem ser interpretados com cautela, uma vez que pode haver reação cruzada com outros flavivírus.
- 8-14 dias após o início dos sintomas: RT-PCR de urina e sorologia (vírus Zika IgM).
- ≥ 15 dias após o início dos sintomas: sorologia para Zika vírus (IgM).
Rastreio ultrassonográfico para infecção fetal:
- Em mulheres infectadas no início da gravidez, achados de USG podem ser detectados tão cedo quanto 18 a 20 semanas, mas geralmente são detectadas no final do segundo e início do terceiro trimestre.
- Ultrassonografia basal: avaliação anatômica fetal entre 18 e 20 semanas para todas as mulheres grávidas, sintomáticos ou com exposição a gravidez precoce pelo vírus Zika.
- Os 2 maiores achados que sugerem infecção por Zika vírus são: Microcefalia: perímetro cefálico < percentil 3 para a idade gestacional; calcificações intracranianas.
- Exames periódicos: A cada quatro semanas para as mulheres sintomáticas com testes positivos ou inconclusivos para a infecção pelo vírus Zika. Nova avaliação de USG com 28 a 30 semanas para mulheres com resultados laboratoriais negativos e assintomáticas.
Amniocentese – PCR do líquido amniótico: Indicações:
- USG anormal: microcefalia fetal, calcificações intracranianas, ventriculomegalia, hidranencefalia, independentemente dos resultados dos testes laboratoriais maternos para infecção pelo vírus Zika.
- Resultados laboratoriais maternos positivos ou inconclusivos para o vírus Zika, independentemente dos resultados de ultrassom.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.