Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia16 setembro 2023

Whitebook: saiba mais sobre o Metronidazol

Observe cuidadosamente os pacientes se ocorrerem sintomas neurológicos e considere a descontinuação da terapia. Saiba mais!

Por Afya Whitebook

O que os médicos precisam saber sobre o metronidazol? Segundo o Whitebook Clinical Decision, trata-se de um antimicrobiano derivado imidazólico. Em seu mecanismo de ação, interage com o DNA para causar perda da estrutura helicoidal do DNA e quebra da fita, resultando em inibição da síntese de proteínas e morte celular em organismos suscetíveis.

Veja, abaixo, sobre o uso clínico e o monitoramento do medicamento em pacientes.

Uso clínico do metronidazol

  • Giardíase; 
  • Amebíase; 
  • Abcesso hepático amebiano; 
  • Tricomoníase urogenital; 
  • Infecção intra-abdominal; 
  • Vaginose bacteriana; 
  • Tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias, como Bacteroides fragilis e outros bacteroides, Fusobacterium sp., Clostridium sp., Eubacterium sp. e cocos anaeróbios.

Leia também: Brodalumabe: saiba mais no bulário do Whitebook!

Monitoramento do metronidazol

É preciso monitorar o hemograma completo com diferencial na linha de base, durante e após cursos prolongados ou repetidos de terapia. Além disso, importante monitorar testes hepáticos em pacientes com síndrome de Cockayne.

Por fim, vale monitorar de perto pacientes idosos e pacientes com insuficiência hepática grave ou doença renal terminal em busca de reações adversas. Observe cuidadosamente os pacientes se ocorrerem sintomas neurológicos e considere a descontinuação da terapia.

Importante: estas são orientações do fabricante presentes em bula aprovada pela Anvisa. Outras indicações de uso podem ser determinadas por Sociedades e Órgãos Internacionais.

Para saber sobre o uso pediátrico da medicação, acesse metronidazol em Drogas Pediátricas, ou a abordagem completa da doença no Whitebook.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia