Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia16 setembro 2023

Whitebook: saiba mais sobre o Metronidazol

Observe cuidadosamente os pacientes se ocorrerem sintomas neurológicos e considere a descontinuação da terapia. Saiba mais!

Por Afya Whitebook

O que os médicos precisam saber sobre o metronidazol? Segundo o Whitebook Clinical Decision, trata-se de um antimicrobiano derivado imidazólico. Em seu mecanismo de ação, interage com o DNA para causar perda da estrutura helicoidal do DNA e quebra da fita, resultando em inibição da síntese de proteínas e morte celular em organismos suscetíveis.

Veja, abaixo, sobre o uso clínico e o monitoramento do medicamento em pacientes.

Uso clínico do metronidazol

  • Giardíase; 
  • Amebíase; 
  • Abcesso hepático amebiano; 
  • Tricomoníase urogenital; 
  • Infecção intra-abdominal; 
  • Vaginose bacteriana; 
  • Tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias, como Bacteroides fragilis e outros bacteroides, Fusobacterium sp., Clostridium sp., Eubacterium sp. e cocos anaeróbios.

Leia também: Brodalumabe: saiba mais no bulário do Whitebook!

Monitoramento do metronidazol

É preciso monitorar o hemograma completo com diferencial na linha de base, durante e após cursos prolongados ou repetidos de terapia. Além disso, importante monitorar testes hepáticos em pacientes com síndrome de Cockayne.

Por fim, vale monitorar de perto pacientes idosos e pacientes com insuficiência hepática grave ou doença renal terminal em busca de reações adversas. Observe cuidadosamente os pacientes se ocorrerem sintomas neurológicos e considere a descontinuação da terapia.

Importante: estas são orientações do fabricante presentes em bula aprovada pela Anvisa. Outras indicações de uso podem ser determinadas por Sociedades e Órgãos Internacionais.

Para saber sobre o uso pediátrico da medicação, acesse metronidazol em Drogas Pediátricas, ou a abordagem completa da doença no Whitebook.

Autoria

Foto de Afya Whitebook

Afya Whitebook

As informações utilizadas nesta publicação foram obtidas no Afya Whitebook.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia