Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia24 abril 2021

Whitebook: Arbovirose

Essa semana, em nossa publicação semanal de conteúdos do  Whitebook Clinical Decision vamos falar dos sintomas e diagnóstico da arbovirose.

Por Carol Meneses

Essa semana publicamos uma matéria relacionando Arboviroses e Covid-19 no Brasil: um combo preocupante – PEBMED. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do  Whitebook Clinical Decision vamos falar dos sintomas e diagnóstico da arbovirose.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Essa semana, em nossa publicação semanal de conteúdos do  Whitebook Clinical Decision vamos falar dos sintomas e diagnóstico da arbovirose.

Sintomas da arbovirose

Quais são os sintomas das arboviroses?

  • Os sintomas variam entre cada doença, mas geralmente apresentam febre (menos comum na zika), dores no corpo, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, mal-estar e náuseas.

Quais sintomas indicam gravidade em um caso de arbovirose?

  • Podem ser sinais de gravidade em um paciente com suspeita de arbovirose: Presença de formigamentos, dificuldade de andar, sangramentos, estado geral muito debilitado, dor abdominal muito forte, tonteiras, desmaios e vômitos muito intensos.

Diagnóstico

Como se diferenciam as arboviroses?

  • A identificação da doença causadora dos sintomas, no caso das arboviroses, só é definitiva após exames laboratoriais. No entanto, a avaliação clínica do médico, através da história do paciente e do exame físico, já é capaz de direcionar a conduta;
  • A dengue é a potencialmente mais grave entre elas. Por isso, a conduta frequentemente segue recomendações para dengue.

Como se define se uma arbovirose é grave?

  • Além dos sintomas característicos de gravidade mencionados acima (veja em “Sintomas”), o médico realizará uma classificação de risco de acordo com informações do exame físico e de exames complementares.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia