A ANVISA decidiu, no dia 23 de fevereiro, pela concessão do registro definitivo da vacina do Laboratório Pfizer/BioNTech contra Covid-19.
De acordo com o diretor-presidente do órgão, Antonio Barra Torres, “o imunizante teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.”
Para o diretor Romison Mota “O registro sanitário de um imunobiológico ou qualquer outro medicamento é a chancela de um órgão regulador sobre a qualidade, a eficácia e a segurança desse tipo de produto. Durante a análise de um dossiê de registro são realizadas avaliações minuciosas, por especialistas, de todos os documentos e estudos que o compõem, como, por exemplo, das informações sobre o desenvolvimento farmacotécnico, do relatório técnico do produto e do relatório de experimentação terapêutica.”
A vacina da Pfizer
A vacina da Pfizer é baseada em mRNA, que utiliza RNA mensageiro sintético, auxiliando o organismo a gerar anticorpos. A tecnologia de mRNA permite que a vacina seja desenvolvida em menos tempo que as demais e é administrada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. Os estudos de fase 3 já publicados apontaram até 95% de eficácia e ela vem sendo utilizada nas campanhas de vacinação da Europa e dos EUA.
Contraindicações da vacina
De acordo com bula, devem ser vacinadas todas as pessoas acima de 16 anos, exceto:
-
- Se o paciente já teve uma reação alérgica grave (anafilaxia) ou uma reação alérgica imediata – mesmo que não tenha sido grave – a qualquer ingrediente em uma vacina de mRNA Covid-19.
- Se o paciente teve uma reação alérgica grave (anafilaxia) ou uma reação alérgica imediata – mesmo que não tenha sido grave – depois de receber a primeira dose da vacina, não deve receber outra dose da vacina de mRNA Covid-19.
A vacina é a primeira a ter sua certificação nas Américas, após dezessete dias da solicitação do pedido da parte do laboratório. Apesar de autorizada, a vacina da Pfizer ainda não está disponível para aplicação no Brasil.
Referências bibliográficas:
- Quintanilha, Dayana. Primeiro mês de vacinação: resumindo efeitos colaterais e contraindicações. https://portal.afya.com.br/infectologia/primeiro-mes-de-vacinacao-resumindo-efeitos-colaterais-e-contraindicacoes
- Quintanilha, Dayana. Vacinas baseadas em mRNA em pacientes com comorbidades: SIM ou NÃO? https://portal.afya.com.br/infectologia/vacinas-baseadas-em-mrna-em-pacientes-com-comorbidades-sim-ou-nao
- https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/02/23/anvisa-concede-registro-definitivo-a-vacina-da-pfizer.ghtml
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.