A vacina Spikevax, da Moderna, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de junho, o registro definitivo para sua comercialização no Brasil, o imunizante já possuía registro definitivo nos Estados Unidos e Europa.
A vacina
A Spikevax é uma vacina bivalente que funciona a base de RNA mensageiro da proteína spike de duas cepas do SARS-CoV-2, a original e a mais atual da cepa Ômicron. Ela está indicada para uso como dose de reforço para crianças (a partir de 6 anos) e em adultos.
A primeira vacina da Moderna, monovalente, não chegou a ser utilizada no país. A autorização para a atual ocorreu depois que a fabricante apresentou à Anvisa os dados completos dos estudos, segurança e eficácia.
Segundo a Anvisa: “O registro definitivo da Spikevax bivalente representa um avanço para proteger a saúde da população.”
Campanha de reforço da vacinação
Até junho de 2023, mais de 21 milhões de brasileiros já haviam se vacinado com a dose de reforço bivalente contra a covid-19. O aumento da cobertura vacinal é um objetivo do Ministério da Saúde para diminuir a circulação do vírus, e a vacinação continua na rede pública para maiores de 18 anos que receberam a última dose há mais de 4 meses e não tiveram covid-19 nos últimos 30 dias.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.