Na fase final de estudos, pesquisadores compararam a eficácia do Eravaciclina, novo antibiótico para infecções intra-abdominais complicadas, com o conhecido ertapeném.
A Eravaciclina, em desenvolvimento para tratar da necessidade urgente de novos agentes antimicrobianos, é um análogo de tetraciclina sintético concebido para ser ativo contra bactérias gram-negativas, gram-positivas e facultativas clinicamente importantes.
Neste novo estudo fase III, internacional e multicêntrico, financiado pelo próprio fabricante, 541 pacientes foram incluídos; destes, 270 receberam Eravaciclina (1 mg/kg a cada 12 horas por via venosa) e 271 ertapeném (1g a cada 24 horas por via intravenosa). As infecções mais comuns foram abscesso intra-abdominal (42%) e peritonite (33%); apendicite complicada ocorreu em 31% dos participantes.
Veja também: ‘4 mitos sobre o antibiótico’
As taxas globais de cura clínica foram 87% no grupo Eravaciclinae e 89% no ertapeném. Para os pacientes com dados microbiológicos disponíveis, as taxas foram de 91% e 95%, respectivamente. Embora a probabilidade de eventos adversos graves ou com risco de vida tenha sido similarmente baixa em ambos os grupos, náuseas (8,1% vs. 0,7%) e flebite (3,0% vs. 0,4%) foram mais comuns com Eravaciclina.
Os resultados mostram que a eficácia, a atividade microbiológica e a segurança da do Eravaciclina apoiam um perfil risco-benefício positivo para o tratamento de infecções intra-abdominais complicadas e são comparáveis com o já conhecido ertapeném. O novo antibiótico segue nas fases finais de teste.
Referências:
- Solomkin J et al. Assessing the efficacy and safety of eravacycline vs ertapenem in complicated intra-abdominal infections in the investigating gram-negative infections treated with eravacycline (IGNITE 1) trial: A randomized clinical trial. JAMA Surg 2016 Nov 16 (https://dx.doi.org/10.1001/jamasurg.2016.4237)
- https://www.jwatch.org/na42912/2016/12/01/eravacycline-new-weapon-against-complicated-intra?query=etoc_jwem&jwd=000020039906&jspc=IM
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.