Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia21 julho 2016

SUS adotará uso preventivo da pílula anti-HIV para pacientes em risco

O Ministério da Saúde anunciou na Conferência Internacional de Aids que pretende integrar o uso preventivo da pílula anti-HIV ao SUS.

Por Vanessa Thees

bO Ministério da Saúde anunciou na Conferência Internacional de Aids que pretende integrar o uso preventivo da pílula anti-HIV ao SUS. A expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano. A ação será destinada a populações com alto risco de infecção.

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é recomendada pela OMS desde 2014, para pessoas em risco de infecção pelo vírus HIV. O estudo internacional iPrEX relatou que a eficácia da pílula em prevenir infecções foi de 86% em homens saudáveis que tem relação sexual com homens com HIV.

No Brasil, a terapia com antirretroviral é liberada somente para o tratamento doença, por isso, ainda é necessário a aprovação da Anvisa para seu uso na prevenção, que deve acontecer nas próximas semanas.

500x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/sus-deve-adotar-uso-preventivo-de-pilula-anti-hiv-para-pessoas-em-risco.html

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde